Internacionais | Acordo
Terça-feira, 26 de Maio de 2026
Múcio se reúne hoje com governo Milei para oferecer produtos militares
Múcio se reúne hoje com governo Milei para oferecer produtos militares
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, se reúne nesta terça-feira (26), em Buenos Aires, com autoridades do governo do presidente argentino, Javier Milei, para apresentar um catálogo de produtos da indústria de defesa brasileira, em uma agenda voltada à ampliação da cooperação militar e comercial entre os dois países.
A principal reunião da viagem será com o ministro da Defesa argentino, o tenente-general Carlos Alberto Presti.
A previsão é que o encontro servirá para apresentar equipamentos produzidos por empresas brasileiras, incluindo armamentos, munições, aeronaves, drones, embarcações, sistemas de comunicação e radares.
Entre os produtos que serão oferecidos ao governo argentino estão mísseis, foguetes, bombas, armas leves e menos letais, além de blindados, navios de superfície, submarinos, helicópteros e satélites.
O catálogo levado por Múcio reúne mais de 300 produtos fabricados por empresas estatais, como a Imbel e a Emgepron, além de mais de 140 companhias privadas consideradas estratégicas para a defesa nacional, entre elas Embraer, Helibras, Taurus e Condor.
“É uma visita comercial com tom diplomático, porque o ministro entende que a diplomacia de defesa independe de governos. A defesa é uma instituição de Estado”, afirmou o Ministério da Defesa à CNN Brasil.
A viagem ocorre em um momento em que o governo Milei busca fortalecer e modernizar as Forças Armadas argentinas. Nos últimos meses, a Argentina adquiriu caças F-16 e blindados Stryker dos Estados Unidos como parte de um programa de reequipamento militar.
No início deste mês, Milei assinou um decreto determinando que 10% da arrecadação obtida com vendas, aluguéis ou privatizações de bens do Estado sejam destinados à modernização, infraestrutura e compra de equipamentos militares.
A agenda de Múcio também faz parte de uma estratégia mais ampla do governo brasileiro para ampliar a presença da indústria nacional de defesa na América do Sul. Uma nova viagem, desta vez ao Peru, já está prevista para julho.
(Com informações de Luciana Taddeo, da CNN Brasil)








