Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 18 de Março de 2025

Moscas, bernes, mosquitos e dengue: médico pediatra de Santa Helena fala sobre contaminação e seus riscos

O médico pediatra Peterson Souza (RQE 17476), atende a saúde pública de Santa Helena, no hospital beneficente Moacir Micheletto e particular na CECI - Clínica de Especialidades e Cuidados Integrados. Ele foi recebido nos estúdios do Correio do Lago, onde falou sobre os riscos que moscas e mosquitos oferecem à saúde pública.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Com relação às moscas, os maiores problemas apontados pelo médico são a miíase e as gastroenterites. A miíase é uma infecção de pele causada por larvas de moscas, também conhecida como berne. Pacientes acamados não conseguem se proteger das moscas, que colocam ovos em sua boca, nariz ou ferimentos. As vezes o risco é tão grande que os pacientes precisam ser levados ao centro cirúrgico para a retirada das larvas.

As infecções bacterianas e virais (gastroenterite), costumam ser mais graves em crianças. Depois que a contaminação ocorre, ela acaba sendo espalhada nas escolas e passa de uma pessoa à outra, pelo contato e pelo ato de levar objetos à boca.

Com relação à gastroenterite, o médico destacou que a mosca não é o único vetor. Ela também pode ser provocada por água e alimentos contaminados.

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Dengue tem levado alguns santa-helenenses ao hospital. Em 2024 o Brasil teve recorde de casos e em Santa Helena o pronto-socorro ficou lotado. Segundo dados do Ministério da Saúde, os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias.

Dr Peterson explica que a multiplicação viral provoca muita dor, além de outras complicações trazidas pela queda de plaquetas. Para evitar as doenças espalhadas por moscas e mosquitos, todos precisamos fazer a nossa parte, eliminando os criadouros.

Além das políticas públicas, a iniciativa privada, as cooperativas e cada cidadão devem fazer a sua parte de maneira eficiente.

Assista à entrevista acima e saiba mais.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram