Brasil | Tremores de terra
Domingo, 28 de Julho de 2024
Moradores relatam novo tremor de terra em cidade no interior de MG
Segundo professor de geografia da UFU, a formação geológica onde Frutal está localizada faz com que tremores que ocorrem nas profundezas ou em locais distantes sejam mais perceptíveis.
Alguns moradores de Frutal, no Triângulo Mineiro, relataram ter sentido mais um tremor de terra por volta das 20h de sábado (27).
Apesar dos relatos, até as 10h deste domingo (28) não houve registro oficial do fenômeno pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UNB), nem pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), nem pelo Centro de Sismologia da USP.
Por isso, não há informações sobre a magnitude sentida pelos moradores na noite de sábado.
Segundo o professor de geografia da UFU, Paulo Cezar Mendes, Frutal está localizada na Bacia Sedimentar do Paraná. Esse tipo de formação geológica faz com que tremores que ocorrem nas profundezas ou em locais distantes – como nos Andes – sejam mais perceptíveis.
"É impossível apontar uma causa específica, mas a mais provável é que esteja relacionado a uma acomodação geológica localizada, causada pela movimentação das placas tectônicas, cuja pressão gerada, muito abaixo da superfície, de tempos em tempos, produz ondas sísmicas que são sentidas na superfície do solo pela população da região".
Tremores em Frutal
No dia 18 de junho, Frutal teve um tremor de terra magnitude 4 – o mais forte dos últimos 9 anos na região, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
No primeiro semestre de 2024, foram 27 tremores na cidade, segundo o geofísico Juraci Mário de Carvalho, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
Não foi identificada uma causa específica para tantas atividades sísmicas. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, causados por pressões geológicas da movimentação das placas tectônicas, que são fraturas na crosta terrestre.
G1
Moradores de Frutal relatam novo tremor de terra 27-07-2024 — Foto: Reprodução/Facebook