Notícias da Região | Solidariedade
Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
Moradora de Medianeira com doença rara pede ajuda para tratamento de saúde
Eliane François, de 37 anos, que mora no Loteamento Florença, em Medianeira, foi diagnosticada há um ano e meio com Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EMPP), uma doença rara e debilitante que afeta o sistema nervoso central, principalmente o cérebro. A condição provoca perda progressiva de força nos braços, pernas e em todo o corpo. Até o momento, Eliane já perdeu a força do lado esquerdo do corpo, afetando tanto o braço quanto a perna.
O tratamento, único disponível para essa forma rara da esclerose, utiliza o medicamento Ocrelizumabe, que tem alto custo e não é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As aplicações devem ser feitas a cada seis meses. Inicialmente, Eliane conseguiu acesso à medicação por meio de uma decisão judicial, mas, devido a uma nova lei aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a situação ficou mais difícil, e ela está há dois meses sem a medicação necessária.
O medicamento é fundamental para impedir o agravamento da doença, que já comprometeu de maneira significativa a sua qualidade de vida. "Essa medicação é crucial para que eu não perca ainda mais a minha força. A esclerose múltipla não tem cura, mas o tratamento impede a progressão da doença", explica Eliane.
A jovem lançou uma campanha de arrecadação online para tentar levantar fundos e custear o próximo ciclo de tratamento. Quem puder contribuir pode acessar o link da vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/tratamento-de-saude-eliane-fancois-2.
Toda ajuda é bem-vinda para que Eliane continue lutando contra essa doença.
Guia Medianeira
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp