Brasil | Corrupção?
Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024
Montanha de dinheiro: PF prende homem com quase R$ 2 mi, suspeito de crime eleitoral
Caso aconteceu em um estacionamento na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante um homem com R$ 1.920.000,00 em espécie. O caso aconteceu nesta quarta-feira (2) em um estacionamento no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
De acordo com a PF, os documentos apreendidos e as informações obtidas com o suspeito indicam que o dinheiro seria utilizado para fins de corrupção eleitoral.
Segundo a polícia, um inquérito será instaurado para aprofundar as investigações. O homem deverá responder pelos crimes de corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.
O suspeito, juntamente com o dinheiro e os documentos apreendidos, foi encaminhado à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro.
A ação foi conduzida pelo Grupo de Combate aos Crimes Eleitorais (GET) da PF no Rio de Janeiro, com o apoio da Delegacia de Defesa Institucional (DELINST) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
Rio lidera inquéritos eleitorais
A Polícia Federal (PF) abriu 596 inquéritos para apurar crimes eleitorais na campanha de 2024. A maioria dos casos investiga ocorrência de caixa 2. Esse delito aparece em 143 investigações abertas desde 16 de agosto. A data marcou o início da campanha eleitoral.
O Rio de Janeiro lidera em número de investigações abertas pela PF: são 126.
No estado, o crime que mais aparece nos inquéritos é o de apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral.
Conforme o Código Eleitoral, o delito é cometido quando o candidato ou o administrador financeiro se apropriam de bens, recursos ou valores destinados ao financiamento eleitoral, em proveito próprio ou de outra pessoa.
Os outros estados com mais investigações instauradas pela PF são: Paraná (75), São Paulo (63), Ceará (39) e Distrito federal (25).
CNN