Internacionais | Queda de helicóptero militar

Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024

Militares procuram 5 fuzileiros navais após helicóptero cair em floresta nos EUA

Autoridades vasculharam terreno difícil e lamacento em busca da aeronave em meio a uma mistura de chuva e neve

Equipes de resgate estão procurando por cinco fuzileiros navais dos Estados Unidos encontrarem destroços do helicóptero militar em que estavam em Pine Valley, no sul da Califórnia, disse a 3ª Ala de Aeronaves da Marinha americana nesta quarta-feira (7).

O helicóptero CH-53E Super Stallion foi “relatado como atrasado” na noite de terça-feira (6) na rota de uma base perto de Las Vegas para outra em San Diego, disse o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Os socorristas vasculharam na manhã desta quarta-feira o terreno difícil e lamacento em busca da aeronave, em meio a uma mistura de chuva e neve, de acordo com Cal Fire e o Departamento do Xerife do Condado de San Diego.

“Os fuzileiros navais estavam voando em um helicóptero CH-53E Super Stallion da Base Aérea de Creech para a Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Miramar em 6 de fevereiro de 2024, quando a aeronave foi relatada como atrasada”, destacou a capitã Stephanie Leguizamon, da 3ª Ala de Aeronaves da Marinha.

Ela acrescentou que a Patrulha Aérea Civil também está envolvida na busca.

O CH-53E é um helicóptero de carga pesada que pode levar tropas e equipamentos, transportando até 16 toneladas de carga, segundo a Marinha dos EUA.

Os fuzileiros navais a bordo da nave estão designados para o Esquadrão de Helicópteros Pesados 361, Grupo de Aeronaves Marítimas 16, informou Leguizamon.

Os ventos sopravam com rajadas de até 32 km/h na noite de terça-feira perto de Pine Valley, cerca de 64 km a leste da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Miramar. Os ventos provavelmente foram mais fortes em altitudes mais elevadas.

O radar indica uma forte faixa de precipitação na área entre 22h e 4h, no horário local, com chuva nas altitudes mais baixas e neve nas altitudes mais altas.

Os bombeiros da Califórnia auxiliam nas buscas, disse o porta-voz do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia de San Diego, Mike Cornette.

O departamento de San Diego enviou três carros de bombeiros e uma ambulância depois de receber o primeiro relato da aeronave desaparecida às 2h20, no horário local, ressaltou o porta-voz da agência, Mike Cornette, observando que seu último registro foi feito às 23h20 de terça-feira, no horário local.

Os socorristas fizeram buscas no Lago Morena, perto do início de uma trilha na Floresta Nacional de Cleveland, mas tiveram dificuldades pela “forte neve e pelas condições de inverno”, forçando a recuar. As buscas foram retomadas nesta quarta-feira.

O departamento do xerife também enfrentou condições difíceis na busca, que iniciou por volta das 3h, duas horas depois de receber uma ligação sobre o desaparecimento do helicóptero, segundo comunicado à imprensa enviado antes da confirmação da localização da aeronave.

“As condições climáticas atuais são uma mistura de neve e chuva. O Departamento do Xerife está atualmente usando jipes 4×4 para fazer buscas na área devido ao terreno difícil e lamacento”, destacaram.

Os helicópteros Super Stallion estiveram envolvidos em vários acidentes na última década, pelo menos dois deles com vítimas fatais.

Em 2016, 12 fuzileiros navais morreram quando dois helicópteros CH-53E colidiram durante um exercício noturno de treinamento no Havaí, um acidente que os investigadores militares atribuíram a um erro do piloto.

Dois anos depois, quatro tripulantes morreram quando um Super Stallion caiu durante uma missão de treinamento perto de El Centro, na Califórnia.

O resultado de outro incidente foi considerado um “milagre no mar”: 25 fuzileiros navais e marinheiros da Marinha sobreviveram quando um CH-53E caiu em 2014, quando tentava pousar em uma doca de transporte anfíbio no mar.

CNN