Esporte | Ciclismo
Quinta-feira, 23 de Abril de 2026
Metrópoles Endurance Ciclismo: competição terá seletiva para seleção brasiliense
O Metrópoles Endurance Ciclismo acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília
O Distrito Federal se prepara para as emoções do Metrópoles Endurance Ciclismo, que acontecerá no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Marcado para os dias 16 e 17 de maio, o evento contará com provas de Contrarrelógio, Ciclismo e Mountain Bike (MTB) e ainda auxiliará na formação da Seleção Brasiliense de Ciclismo 2026.
As inscrições para mais este evento esportivo já estão abertas e devem ser feitas pelo site da Ticket and Go.
Seleção Brasiliense
A prova da categoria Ciclismo do Metrópoles Endurance, que acontecerá no domingo (17/5), também valerá para a formação da Seleção Brasiliense 2026 da modalidade. Ao todo, serão selecionados 20 atletas, os 10 primeiros colocados no masculino e as 10 primeiras atletas do feminino.
Para entrar na disputa, o atleta deve estar federado à FMCDF e se inscrever na categoria Open/Elite. Vale lembrar que, ao escolher a Open/Elite, o competidor abre mão da sua categoria de origem para disputar a vaga em categoria única.
As demais categorias seguem com disputas e premiações normais. Atletas filiados que competirem em suas categorias de base pontuam regularmente no ranking.
Confira a programação completa do evento:
Sábado (16/5)
Contrarrelógio
Das 5h30 às 6h15: recebimento dos atletas, conferência de equipamentos e alinhamento para a largada;
6h30: início da largada individual a cada 30 segundos e por ordem numérica por inscrição de número de peito;
8h45: início da premiação.
Mountain Bike (MTB)
Das 8h às 8h45: recebimento dos atletas, conferência de equipamentos e alinhamento para a largada;
9h: largada única masculina;
9h05: largada única feminina;
10h30: premiação do Mountain Bike.
Domingo (17/5)
6h30: largada dos 100 km elite/open masculino;
6h35: largada dos 80 km categorias masculino;
9h30: largada dos 60 km elite/open feminina;
9h35: largada dos 40 km categorias feminina;
11h30: premiação geral e das categorias.
O horário das premiações poderá sofrer modificações a critério da organização, sendo amplamente divulgado por meio do sistema de som oficial do evento.
Metrópoles Endurance
Esta é mais uma competição esportiva realizada pelo Metrópoles. A estreia aconteceu com o Endurance, em disputas de triathlon, aquathlon e natação em águas abertas; em seguida, o Cycling tomou conta das ruas do Eixo Monumental.
Em setembro, foi realizada a Meia-Maratona Metrópoles, primeiro evento exclusivamente de corrida. Já o Metrópoles Run aconteceu no dia 21 de dezembro e reuniu competidores de todas as idades. Além do Metrópoles Endurance, em março os competidores disputaram o Metrópoles Endurance – Corrida e o Metrópoles Endurance, com as provas de triathlon, aquathlon e natação em águas abertas.
Metrópoles








