Brasil | Resgate

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024

Marinha resgata velejador tcheco após dois dias à deriva em alto mar

Vladimir Popov teve o veleiro danificado há 18 dias, após embarcar do continente africano em direção ao Brasil

Um veleiro que ficou à deriva por dois dias próximo do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, região pertencente ao estado de Pernambuco, foi resgatado no último sábado (21) pela Marinha Brasileira.

O velejador de origem tcheca, Vladimir Popov, 56, que partiu há 41 dias de Cabo Verde, no continente africano, a cerca de mil quilômetros do litoral brasileiro, com destino ao litoral de João Pessoa, na Paraíba, teve a embarcação danificada no mastro e na vela há 18 dias, após navegar de maneira mecânica, empurrado pelos ventos, ficou sem combustível.

“Ontem fui chamado para cumprir uma missão que engrandece a honra que é servir em nome da pátria e da sociedade. Um tripulante tcheco estava há dois dias sem comida a bordo da sua embarcação, à deriva no mar, e fui acionado para avaliar seu estado de saúde físico e mental, para ajudá-lo a permanecer estável e com vida”, afirmou o Segundo-Tenente (Médico) Nascimento, do Salvamar Nordeste.

Com boas condições de saúde, o homem foi resgatado pelo barco “Marlin II”, que prestava apoio à uma estação científica das ilhas, o local fica a cerca de mil quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte.

Popov acionou o chamado de socorro e assim a embarcação da Marinha foi enviada para suprir o velejador tcheco de alimento e água. Segundo-Tenente Nascimento, que avaliou a saúde de Popov via telemedicina, confirmando que ele estava estável e sem necessidade de medicação.

O veleiro “Naiara”, tripulado apenas por Popov, permanece no arquipélago, sem registros de enquanto a embarcação da Marinha “Marlin II” retorna a Natal (RN) com Popov a bordo, com chegada prevista para o próximo dia dois de outubro.

CNN