Internacionais | Marinha

Sábado, 09 de Março de 2024

Marinha dos EUA abate 15 drones disparados pelos Houthis na área do Mar Vermelho

Militares estavam respondendo a um ataque em grande escala, segundo Comando Central dos Estados Unidos; Houthis dizem ter atacado navios norte-americanos

Navios e aeronaves da Marinha dos EUA abateram 15 veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês), conhecidos como drones, disparados pelos Houthis do Iêmen na área do Mar Vermelho na manhã deste sábado (9), disse o Comando Central dos EUA (CENTCOM).

Os militares estavam respondendo a um ataque em grande escala de “terroristas Houthi apoiados pelo Irã” lançado no Mar Vermelho, disse o CENTCOM em um post no X.

Os UAVs estavam determinados a representar “uma ameaça iminente aos navios mercantes, à Marinha dos EUA e aos navios da coalizão na região”, afirmou.

Houthis dizem ter atacado navios

Os Houthis do Iêmen, alinhados ao Irã, atacaram o graneleiro norte-americano Propel Fortune no Golfo de Áden, disse o porta-voz militar do grupo, Yahya Sarea, em um discurso televisionado na manhã deste sábado (9).

O porta-voz também disse que eles atacaram “uma série de destróieres de guerra dos EUA no Mar Vermelho e no Golfo de Aden com 37 drones”.

Os Houthis dizem que têm atacado rotas marítimas em solidariedade com os palestinos na guerra Israel-Hamas em Gaza.

CNN