Notícias da Região | Falta de energia

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Mais de 60 mil unidades consumidoras registram falta de energia após temporal passar pelo Paraná; veja como registrar

Em nota divulgada às 19h desta sexta-feira (07), a Copel informa que equipes de campo e de operação da companhia trabalham no restabelecimento da energia de 60 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. Os desligamentos são decorrentes dos efeitos do ciclone extratropical, acompanhado de uma frente fria, que avança pelo Sul do País.

Nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, mais afetadas até o momento, há 23 mil desligamentos registrados em cada uma. No Oeste, os municípios com maior número de interrupções de energia, neste início de noite de sexta-feira, são Foz do Iguaçu, com 10 mil unidades consumidoras; Guaraniaçu, com 5,7 mil; Cascavel, com 2,4 mil e Serranópolis do Iguaçu, com 2,2 mil.

No Sudoeste, Barracão tem 4,5 mil desligamentos; São Jorge do Oeste, 4,4 mil; Rio Bonito do Iguaçu, 3,5 mil e Cruzeiro do Iguaçu, 2,2 mil. Na região Norte, Alvorada do Sul registra 7,7 mil desligamentos.

O evento climático segue em deslocamento pelo Estado. A Copel está com o plano de contingência ativo e todas as ações de mobilização e preparação executadas para fazer frente aos efeitos dos temporais. Estão de prontidão equipes de manutenção de campo, obras e operação da Copel para ação rápida em caso de interrupções.

A companhia orienta que, em caso de desligamentos e situações de risco, os clientes acionem a Copel pelos canais de atendimento e mantenham distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados. 

A linha direta da Copel é o 0800 51 00 116 que pode ser acionada de qualquer telefone. Com celular disponível, a falta de luz pode ser comunicada pelos canais digitais da Copel via site (www.copel.com), o número de WhatsApp 41 3013-8973 ou pelo aplicativo Copel, disponível para celulares Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.copel.mbf&pli=1) e Apple (https://apps.apple.com/br/app/copel/id1600470669).  

Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.