Internacionais | Explosão

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024

Mais de 30 estudantes ficam feridos após explosão em escola no Chile

Vítimas graves precisaram de atendimento médico de mergência

Um coquetel molotov explodiu no banheiro do Internato Nacional Barros Arana (INBA), em Santiago, no Chile, durante manifestações, na quarta-feira (23), deixando mais de 30 estudantes feridos com queimaduras e lesões.

As vítimas receberam atendimento médico de emergência: três delas em enfermaria, uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outra em observação.

Segundo o canal de notícias argentino TN, afiliado da CNN, o incidente ocorreu pouco antes do início de manifestações nos arredores do internato, quando um coquetel molotov detonou no banheiro do primeiro andar do local.

Imagens mostram estudantes em chamas correndo enquanto pedem ajuda, ao fundo é possível ver também o interior do prédio queimando. 

Após a explosão, o Ministério da Educação determinou a suspensão das aulas nesta quinta (24) e sexta-feira (25). 

O Ministro da Educação, Nicolás Cataldo, junto com a Subsecretária de Educação, Alejandra Arratia; o delegado Gonzalo Durán; e o diretor da Educação Municipal de Santiago, Rodrigo Roco, se reuniram com diferentes autoridades para determinar os próximos passos na investigação da explosão.

Por meio de um comunicado, as autoridades da instituição de ensino também informaram que “em meio a dor e consternação que nos abala neste momento, procuraremos informá-los da maneira mais rápida possível sobre a situação, especialmente sobre o estado dos nossos alunos afetados”.

O Ministério Público está no local para investigar o incidente, em conjunto com o Departamento de Criminalística da força policial chilena.

CNN