Notícias da Região | Santa Helena
Segunda-feira, 14 de Abril de 2025
Lideranças vão à capital e conseguem liberação de uso de garateia e outras limitações para o Torneio de Pesca Esportiva, inclusive de Santa Helena

Uma portaria divulgada pelo Instituto Água e Terra – IAT, gerou preocupação entre os organizadores e adeptos da pesca esportiva no Paraná, em razão de proibições e limitações. A portaria previa algumas vedações na pesca esportiva, como por exemplo, o uso de garateias, a pesca de corrico e a limitação da distância de pescaria em pontes e áreas de preservação.
Houve uma mobilização por parte dos pescadores e toda a classe e o vereador santa-helenense, Francis Schley, viajou até Curitiba para participar de uma reunião convocada pelo deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo da Assembleia Legislativa, com todos os representantes das associações de pesca e lideranças do Estado do Paraná, o presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza, a Superintendência da Pesca, o deputado Alexandre Curi e demais lideranças.
Foram feitos esclarecimentos e flexibilizados alguns artigos dessa portaria. O vereador Francis Schley destacou que no Lago de Itaipu a portaria não tem vigência, então os torneios de pesca de Santa Helena e toda a região lindeira ao lago prosseguem normalmente e em alguns rios também que estavam sob essa portaria tiveram as regras flexibilizadas, como é o caso do Foz do Areia, Segredo, Santiago, Salto Caxias, Ozório e todo o Rio Iguaçu, que tiveram liberadas a pesca com garateia e de currico.
Em Santa Helena, o Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré acontece normalmente nos dias 25 e 27 de abril. As inscrições podem ser feitas até dia 24, pelo endereço eletrônico: https://www.aspeskas.com.br/.


