Notícias da Região | Comando Vermelho

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Líder do CV, considerado um dos mais perigosos de Alagoas, é preso no PR

Foragido da Justiça alagoana, Givaldo Barbosa de França integrava a lista do Ministério da Justiça com os criminosos mais procurados do país e acumulava condenações definitivas superiores a 40 anos de prisão

Apontado como um dos criminosos mais perigosos em atuação em Alagoas, Givaldo Barbosa de França, conhecido como “Quinzinho”, de 44 anos, foi preso nesta quarta-feira (14), no estado do Paraná, durante uma operação da PCAL (Polícia Civil de Alagoas).

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Ele é apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho no estado e integrava a lista dos criminosos mais procurados do Brasil, divulgada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

De acordo com a PCAL, “Quinzinho” figurava entre os alvos prioritários da Justiça de Alagoas e acumulava condenações definitivas que não admitem mais recurso, somadas a mais de 40 anos de prisão. A Polícia Civil de Alagoas, no entanto, não detalhou os crimes atribuídos a Givaldo Barbosa de França.

A relevância do investigado no cenário do crime organizado levou à inclusão de seu nome na plataforma nacional lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no dia 8 de dezembro. A ferramenta reúne 216 dos criminosos mais procurados do país, dentro do Programa Captura, iniciativa voltada à identificação, localização e prisão de foragidos considerados de alta periculosidade.

Cada estado indicou oito alvos prioritários para a lista, definidos a partir de uma matriz de risco que leva em conta a gravidade dos crimes, o envolvimento com organizações criminosas, a existência de múltiplos mandados de prisão e a atuação interestadual. A plataforma também permite o intercâmbio de informações entre as forças de segurança e estimula a colaboração da população.

A prisão foi resultado de uma ação conduzida pela Polícia Civil alagoana, por meio da Dinpol (Diretoria de Inteligência Policial), sob coordenação do delegado Thales Araújo. Segundo o delegado, o trabalho de inteligência permitiu a localização do foragido fora do estado, resultando no cumprimento dos mandados judiciais.

Após a prisão no Paraná, Givaldo Barbosa de França foi transferido ainda na quarta-feira para Alagoas. O recambiamento contou com o apoio da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais). O preso foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais.

CNN Brasil

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram