Brasil | Fogo amigo

Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024

“Lamentável”, diz Cláudio Castro sobre episódio de confronto entre BOPE e PMs

Governador do Rio de Janeiro ainda se referiu ao caso como “erro”

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), chamou de “lamentável” o episódio de confronto entre Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e policiais à paisana do 9º Batalhão de Polícia Militar (Rocha Miranda) no último sábado (17), no Rio de Janeiro. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (19), em evento de anúncio da abertura do Rio Open.

Castro afirmou que quando soube do ocorrido, ligou para o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário da PM, e o cobrou para que situações como essa não voltem a ocorrer. Além disso, destacou que um dos objetivos do governo é zelar pela segurança dos policiais.

“Proteger a vida do policial é uma das nossas metas. E que erros assim, quando os dois estão em serviço e do mesmo lado, não aconteçam (novamente). Já fiz uma cobrança dura. E vamos continuar cobrando para que situações como essa jamais se repitam”.

Fogo amigo

Policiais do BOPE e policiais militares à paisana entraram em confronto na madrugada do último sábado (17) durante uma operação conjunta nas comunidades de Jorge Turco, Mundial e Proença, zona norte do Rio de Janeiro.

Imagens do circuito de segurança da vizinhança obtidas pela CNN flagraram os momentos do intenso tiroteio que durou mais de um minuto. Nas cenas, é possível ouvir o estampido de ao menos 70 disparos de arma de fogo, que atingiram muros de casas e carros estacionados na rua. Não há informações sobre feridos.

As equipes que se confrontaram não sabiam se tratar de colegas de corporação até que alguns agentes se identificaram e a confusão, por fim, cessou. Em nota divulgada, a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou o episódio, disse que as imagens serão analisadas e estudadas pelas equipes operacionais da instituição para que situações semelhantes não se repitam.

Apesar do equívoco, a operação resultou na prisão de 14 suspeitos de envolvimento na tentativa de invasão do Complexo da Pedreira, no bairro de Costa Barros, na última quinta-feira (15).

CNN