Notícias da Região | Santa Helena
Sexta-feira, 30 de Maio de 2025
Justiça local suspende temporariamente desapropriações para construção de estrada rural entre Santa Helena e Ramilândia
Embora não tenha sido utilizada, na quinta-feira (29), foi suspensa a autorização judicial do uso da força policial para desapropriação das terras que serão utilizadas na construção da estrada rural intermunicipal, que liga o município de Santa Helena a Ramilândia, paralisando os serviços por pelo menos 15 dias.
Como justificativa para a cautela, foram consideradas as alegações dos proprietários de que não houve estudo do impacto ambiental, que a biosseguridade para criação de suínos e os sistemas de geração de energia seriam impactados, tendo os proprietários exigido medidas compensatórias por parte do município.
A judicialização do caso se fez necessária uma vez que o município ficou encarregado de indenizar os proprietários de terra que teriam as terras cedidas para a construção da estrada. A avaliação das terras foi administrativa e, para pedir compensação maior, os moradores precisariam acionar a justiça.
De acordo com pessoas ouvidas pelo Correio do Lago, os proprietários de terras dos outros municípios por onde a estrada vai passar, doaram a parte que vai servir de leito aos respectivos municípios.
Por precaução o juiz suspendeu as desapropriações e deu prazo de 15 dias para o município de Santa Helena, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado do Paraná e do próprio Estado do Paraná e a Itaipu Binacional se manifestem.








