Internacionais | Internacionais

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024

Jornais internacionais repercutem operação da Polícia Federal que implica Bolsonaro e aliados

Operação da PF investiga a organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado

O nome do ex-presidente virou manchete na imprensa internacional, após a operação da Polícia Federal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado, que teria sido tramada ao final das eleições presidenciais de 2022.

Sites do exterior destacaram a apreensão do passaporte de Bolsonaro e a prisão do presidente do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto.

O The New York Times destacou o fato de que Bolsonaro teria “supervisionado uma ampla conspiração para manter o poder independentemente dos resultados das eleições de 2022”, além de “editar pessoalmente uma proposta de ordem para prender um juiz do Supremo Tribunal”.

Já o jornal britânico The Guardian ressaltou que o ex-presidente entregou seu passaporte em investigação e citou a operação de busca e apreensão contra o filho do ex-presidente Carlos Bolsonaro, em Angra dos Reis.

O El País, da Espanha, ressaltou a busca e apreensão realizada pela PF na casa de Bolsonaro “A Polícia Federal brasileira bate à porta da casa onde Jair Bolsonaro está pela segunda vez em duas semanas”, publicaram.

O jornal argentino Clarín deu destaque à prisão de Valdemar Costa Neto por porte ilegal de arma “presidente do Partido Liberal de Jair Bolsonaro, principal força de oposição no Brasil foi preso nesta quinta-feira”, escreveram. Citam ainda que Costa Neto “é investigado por colocar o partido que tem o maior bloco de deputados à disposição de supostos planos golpistas”.

O advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten informou, via redes sociais, que o passaporte do ex-presidente já foi entregue à PF.

Dois ex-assessores de Bolsonaro foram presos na operação em que se cumpriram 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, após autorização do Supremo Tribunal Federal.

CNN