Notícias da Região | Itaipu Binacional

Segunda-feira, 16 de Junho de 2025

Itaipu participa de Encontro Climático da ONU na Alemanha

Evento em Bonn marca a transição entre a COP29 e COP30, com o Brasil assumindo papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

A Itaipu Binacional integra a comitiva oficial do governo brasileiro na 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários da ONU (SB62), que teve início nesta segunda-feira (16), em Bonn, na Alemanha. O encontro marca a preparação para a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

O evento reúne cerca de 5 mil representantes de governos e organizações de todo o mundo, com o objetivo de acelerar avanços em temas-chave da agenda climática global. As discussões incluem a definição de indicadores para as Metas Globais de Adaptação, a mobilização de um fundo de US$ 1,3 trilhão para apoiar uma transição energética justa em países em desenvolvimento e o reforço das ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Segundo o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia da Silva, a SB62 é estratégica para alinhar os países participantes e preparar os acordos que serão formalizados em Belém. “O Brasil assume oficialmente as negociações aqui em Bonn. Todas as delegações que participarão da COP estão presentes. Isso permite avançar no que for possível, para que tudo chegue à COP30 mais consolidado”, explicou.

Valter também destacou o protagonismo do Brasil no cenário internacional, ressaltando que a realização da COP30 na Amazônia será precedida pelas reuniões do G20 e dos Brics, reforçando o papel do País na agenda climática. Além do Governo Federal, empresas públicas como Itaipu Binacional, Petrobras, Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES e Correios têm atuado para preparar a infraestrutura da capital paraense e deixar um legado para a população.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, representa a empresa no encontro e reforçou a importância da participação da binacional. “A Itaipu tem um histórico de participação nas COPs, por seu exemplo em cooperação internacional, geração de energia limpa e ações socioambientais. Nesta edição, ganha ainda mais protagonismo, tanto na estrutura do evento quanto nos temas debatidos.”

A chefe do Escritório de Brasília da Itaipu, Lígia Leite Soares, também participa da missão e representará a empresa no evento paralelo "Scaling Regenerative Agriculture: Global Farmer Networks", no dia 20. Ela apresentará as ações climáticas da empresa desenvolvidas em 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, com foco em participação comunitária e soluções locais.

“A Itaipu levará à discussão internacional sua experiência em integrar ação climática e desenvolvimento territorial, com projetos como cozinhas sustentáveis, agroecologia, inteligência artificial e governança participativa, fortalecendo a justiça climática e a resiliência das comunidades”, destacou Lígia.

A realização da COP30 na Amazônia ocorre em um momento crítico. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2024 já é o ano mais quente da história, superando o recorde anterior de 2023. Pela primeira vez, a temperatura global ultrapassou 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, reforçando a urgência por ações climáticas concretas.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram