Internacionais | Participação em Ataque

Sábado, 17 de Fevereiro de 2024

Israel divulga nomes e informações sobre suposto envolvimento de funcionários de agências da ONU em 7 de outubro

Israel disponibilizou captura de telas de dois fucionários da agência no dia do ataque do Hamas

Na sexta-feira (16), Israel divulgou mais detalhes sobre os 12 funcionários da agência das Nações Unidas para refugiados palestinos, a UNRWA, que acusou de participar nos ataques terroristas e sequestros de 7 de outubro, incluindo seus nomes, fotos e supostos papéis com o Hamas.

Os detalhes adicionais incluíam capturas de tela do que Israel disse serem dois funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) – um assistente social e um professor de matemática – em Israel em 7 de outubro. O Ministério da Defesa também disponibilizou dez outros supostos integrantes do Hamas, as suas posições e suposto envolvimento no ataque, mas não forneceu quaisquer provas de apoio às suas alegações.

Um porta-voz da UNRWA disse que a mais alta autoridade investigativa das Nações Unidas está analisando o assunto, mas se recusou a comentar os detalhes adicionais fornecidos por Israel na sexta-feira para não prejudicar a investigação em curso.

Israel apresentou às Nações Unidas, aos Estados Unidos e a outros aliados um dossiê no mês passado que incluía alegações sobre estes 12 funcionários da UNRWA – dos 13.000 em Gaza – levando mais de uma dúzia de países a suspender o financiamento à agência, que desempenha um papel central na alimentação e abrigo de centenas de milhares de palestinos na faixa.

A UNRWA despediu rapidamente 10 dos 12 funcionários acusados por Israel de envolvimento nos ataques de 7 de Outubro e lançou uma investigação sobre as alegações na esperança de manter o financiamento internacional para a agência a fluir num momento crítico. As Nações Unidas disseram que dois dos 12 morreram.

CNN