Internacionais | Inundações

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024

Inundações causam a morte de centenas de animais em parque nacional indiano

Raros rinocerontes de um chifre estão entre os animais mortos

Mais de 150 animais, nove deles raros rinocerontes de um chifre, morreram afogados nas enchentes no Parque Nacional Kaziranga, no estado de Assam, no nordeste da Índia, disseram as autoridades.

Assam está enfrentando inundações repentinas provocadas por fortes chuvas nos últimos dois meses. Pelo menos 79 pessoas morreram nas inundações, que atingiram fazendas, áreas residenciais e desalojaram milhares de pessoas. Sete mortes foram registradas desde terça-feira (9), de acordo com a autoridade de gestão de desastres de assam.

O Parque Nacional de Kaziranga, com quase um terço dos seus acampamentos inundados, é o lar de quase metade da população mundial de rinocerontes de um chifre, que ronda os 4.000.

O departamento meteorológico da Índia disse nesta quarta-feira (10) que fortes chuvas deverão atingir os estados do norte e nordeste nos próximos dias, o que poderia piorar ainda mais a situação.

Os níveis de água em nove rios em Assam já estão acima de níveis perigosos, enquanto os afluentes do rio Brahmaputra deverão subir ainda mais, de acordo com um relatório de avaliação do governo estadual.

Vários rios no estado de Bihar, no leste da Índia, também estão perto de transbordar, à medida que a água flui a jusante do vizinho Nepal, partes do qual também foram inundadas no início desta semana.

CNN