Esporte | Internacional

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Inter fará reclamação formal à CBF por árbitro escalado para o Gre-Nal

Escolha de Bruno Arleu de Araújo para apitar o clássico desagradou dirigentes colorados

A semana Gre-Nal inicia-se nesta segunda-feira com movimentações nos bastidores. O Inter fará uma reclamação formal para a CBF pela escolha do árbitro Bruno Arleu de Araújo para o clássico do próximo sábado, às 16h, no Beira-Rio.

O nome escalado para o clássico, embora respaldado pelo escudo Fifa, não agradou aos colorados. Nesta temporada, o Inter já havia preparado um "dossiê" com erros de Arleu e reclamou publicamente do árbitro depois do 0 a 0 com o Cruzeiro no Mineirão.

O pênalti marcado para a Raposa, com toque de Valencia, os cartões amarelos distribuídos ao time e a expulsão de Rogel são pontos reclamados pelo clube, entre outros lances. Na ocasião, o técnico Roger Machado deixou o campo bradando contra as decisões da arbitragem.

– Lixo de arbitragem. Lixo. Uma vergonha – disparou.

Os dirigentes colorados citam também outras decisões deste ano e de 2023 para contestar o árbitro. O vice de futebol José Olavo Bisol, na sexta-feira, havia minimizado a discussão pública sobre arbitragem para o Gre-Nal. Mas a escolha que ocorreu na sequência desagradou nos bastidores.

Conforme relato de Bisol na Rádio Gaúcha, o Inter conseguiu uma reunião extraordinária com Wilson Seneme, o chefe da arbitragem na CBF, para manifestar-se pela escolha. Como Arleu foi mantido na escala, o clube irá enviar formalmente nesta segunda-feira a reclamação.

– Um descaso com a reunião. Faremos reclamações formais para mostrar a nossa indignação – resumiu Bisol.

A discussão sobre arbitragem iniciou ainda na última semana, com a preocupação manifestada pelo vice de futebol do Grêmio Antônio Brum após a derrota para o Atlético-MG, na quarta. Na sexta, Bisol criticou a postura gremista, vista como tentativa de condicionamento, e minimizou a polêmica.

O Tricolor também tem reclamações contra Arleu neste ano. A expulsão de Kannemann contra o Cruzeiro, no primeiro turno do Brasileirão, foi citada por torcedores nas redes sociais, assim como a expulsão de Villasanti contra o Palmeiras no ano passado.

G1