Esporte | Internacional

Segunda-feira, 11 de Março de 2024

Inter aguarda ofício da CBF, mas confia na presença de reforços contra o Nova Iguaçu

Colorado espera contar com Fernando, Thiago Maia e Rafael Borré na delegação que vai à Brasília para a segunda fase da Copa do Brasil

A maré de bons fluidos pela qual o Inter atravessa tem três ótimos motivos: Fernando, Thiago Maia e Rafael Borré. Os reforços estarão à disposição de Eduardo Coudet diante do Nova Iguaçu em Brasília pela segunda fase da Copa do Brasil, conforme o clube gaúcho. A direção já tem um sinal da CBF, mas espera a confirmação formal da entidade para evitar qualquer contratempo.

Fernando já estava regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e apenas uma decisão do técnico Eduardo Coudet o afastaria da delegação. A dupla, porém, acabou registrada na quinta-feira, data limite da janela de transferências. O que em tese já seria suficiente.

Ocorre que o regulamento da Copa do Brasil deixa uma dubiedade, já que diz que é necessário o jogador estar inscrito no BID um dia antes da fase a ser disputada e não do jogo do time. O primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil foi a vitória do Sousa-PB sobre o Petrolina na última quinta, dia 7.

O Colorado entrou em contato com a CBF para se certificar da situação e recebeu o sinal positivo. Porém, reforçou o zelo quanto à situação e deseja um documento formal com a garantia.

Fernando já treinava com o grupo há algum tempo. Borré chegou a Porto Alegre na terça-feira com festa da torcida no aeroporto, enquanto Maia acabou oficializado já na noite de quinta. Desembarcou na capital gaúcha na manhã de sábado e realizou o primeiro exercício com os companheiros no domingo.

Os três estiveram no Beira-Rio e acompanharam a goleada por 3 a 0 sobre o São Luiz, que garantiu o Colorado na semifinal do Gauchão. Antes da partida, foram apresentados aos torcedores, posaram com camisas em alusão ao número de sócios (137 mil atualmente) e receberam o carinho das arquibancadas.

Apesar da confiança na presença do trio na delegação, a entrada já entre os titulares contra o Novo Iguaçu, na quarta, no Mané Garrincha, é remota. O trio ainda precisa melhorar o entrosamento com o grupo e o time atual está embalado. O Inter apresenta bom futebol e alcançou a nona vitória seguida.

O trio foi contratado para aumentar a qualidade do já forte grupo de Eduardo Coudet. Os volantes disputarão posição com Aránguiz, Bruno Henrique, Bruno Gomes, Gabriel e Matheus Dias, enquanto Borré, principal contratação da temporada, vem para ser a dupla de Enner Valencia, com o recuo de Alan Patrick para a trinca de meias.

Bernabei também tem aval para atuar

Alexsandro Bernabei, que ainda não chegou ao Brasil, também poderá atuar na Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. O argentino sequer aparece no BID, mas por ser uma negociação internacional, passa por trâmite distinto.

A operação para trazê-lo junto ao Celtic, da Escócia, ocorreu via TMS, sistema digital da Fifa. No Regulamento de Status e Transferências de Jogadores da entidade, no anexo 3 e artigo 11, "Procedimento e registro de jogadores", diz que o Certificado Internacional de Transferências (ITC, da sigla em inglês), "precisa ser solicitado no mais tardar no último dia da janela de registros da nova associação para a transferência ocorrer durante aquele período de registro".

Assim, o argentino pode ser registrado no BID depois da data, já que os trâmites dentro do TMS ocorreram dentro da data, conforme relato do Inter.

Além disso, para ser registrado no BID, o jogador precisa tirar os documentos que permitem atuar no Brasil. O jogador de 23 anos aguarda a resolução da questão burocrática, como o visto de trabalho, e depende dos órgãos públicos para, por exemplo, ter Carteira de Trabalho e CPF. Com a documentação em mãos, o clube envia à CBF para que Bernabei tenha o nome inscrito no BID.

G1