Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Instabilidade e demora na prestação de serviços da Copel ameaça abastecimento de água em Santa Helena
Na manhã desta quinta-feira (19), o secretário de Agricultura de Santa Helena, Daniel Moro, conversou com o Jornal Correio do Lago e fez um alerta contundente sobre os impactos das oscilações e quedas constantes do fornecimento de energia elétrica da Copel, no município e em toda a região oeste do Paraná.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Segundo o secretário, a situação tem gerado prejuízos diretos aos produtores rurais, especialmente nos setores de piscicultura, suinocultura e avicultura. A falta de energia compromete o funcionamento de equipamentos essenciais, como sistemas de oxigenação da água nos tanques de peixes e estruturas automatizadas em granjas de aves e suínos.
Além dos prejuízos na produção animal, outro problema grave apontado pelo secretário é o abastecimento de água nas comunidades do interior. Oscilações constantes (variação de tensão), têm provocado danos em bombas submersas de poços artesianos, queimando equipamentos e contactoras. Quando a bomba para, falta água nas propriedades e nas residências.
Outro problema é na prestação de serviços. Na comunidade de Santa Clara, citada como exemplo, um novo poço já foi perfurado e está pronto para entrar em operação, mas aguarda há dias pela ligação da energia, serviço que tem que ser efetuado pela Copel. Os poços existentes já operam no limite da capacidade, a equipe do Abastecimento Rural já aumentou a profundidade da bomba, mas a alta demanda e a instabilidade elétrica comprometem o sistema e o novo poço precisa ser colocado para funcionar para aliviar a situação da comunidade
De acordo com o secretário, a administração municipal tem cobrado a Copel, que é responsável pelo fornecimento de energia, além de manter contato com lideranças políticas para buscar solução, sem água, famílias e propriedades inteiras ficam desassistidas.
Daniel Moro também colocou a Secretaria de Agricultura e o Departamento de Abastecimento Rural à disposição da população para atendimento das demandas emergenciais, destacando que as equipes estão mobilizadas para verificar problemas, medir carga elétrica e realizar manutenções quando necessário, para evitar a queima da bomba dos poços, através do telefone (45) 2032-8435.
A situação, segundo ele, exige união de esforços e pressão coletiva para que o serviço seja normalizado com urgência, evitando novos prejuízos aos produtores e garantindo segurança hídrica às comunidades do interior.
Sistema da COPEL trava novamente e usuários não conseguem registrar falta de energia
Crise na energia elétrica: Anderson Draghetti denuncia descaso da Copel e prejuízos em Santa Helena
Descaso da Copel ameaça produção de aves e gera prejuízos em Santa Helena
COPEL off-line: desta vez, o distrito afetado é São Clemente e a previsão é desanimadora
Crise no fornecimento de energia gera prejuízos e revolta na Linha Maraskin
Abandono: Crise na Copel castiga os mais vulneráveis em Santa Helena
Apagões frequentes sufocam piscicultura e causam revolta no interior de Santa Helena








