Brasil | Clima

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Inmet alerta para baixa umidade em São Paulo e mais 11 estados

Umidade pode ficar até 40% abaixo do ideal para a saúde humana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade do ar para São Paulo e mais 11 estados. O aviso vale para esta terça-feira e deve durar até o anoitecer.

De acordo com os meteorologistas, a umidade varia entre 30% e 20%. O ideal para a saúde humana e o meio ambiente é acima de 60%.

Além de São Paulo, o alerta vale para outros estados do Sudeste, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Centro-Oeste, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal estão incluídos. No Nordeste, Maranhão, Piauí e Bahia. Na região Norte, Tocantins e Pará.

A região Sul não recebeu o alerta para baixa umidade, mas tem aviso de perigo de tempestade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Na segunda-feira (17), a menor umidade registrada foi em Buritama, na Bahia, com apenas 16%. Entre as capitais, Cuiabá foi a mais seca, com 19% de umidade no ar, de acordo com dados do Inmet.

A umidade do ar aponta para o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera em determinado momento, comparado ao total máximo que poderia existir naquela temperatura.

Com o tempo seco, é importante tomar alguns cuidados com a saúde, como beber bastante água ao longo do dia, umidificar ambientes fechados com vaporizadores ou baldes de água, hidratar as mucosas nasais com soro fisiológico ou fluidificante nasal, e se proteger do sol nos períodos mais quentes.

CNN