Notícias da Região | Crime ambiental
Domingo, 15 de Junho de 2025
Indígenas são presos no PR por corte ilegal de árvores ameaçadas de extinção para comércio clandestino, diz Polícia Federal
Homens têm 51 e 53 anos e foram pegos em flagrante no crime ambiental, segundo a corporação. Eles também não tinham licença ambiental válida para o uso de motosserra. g1 tenta identificar defesas deles.
Dois homens indígenas, de 51 e 53 anos, foram presos pela Polícia Federal (PF) por corte ilegal de árvores ameaçadas de extinção para comércio clandestino, segundo a corporação.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
De acordo com a PF, eles foram pegos em flagrante em uma área de mata da reserva indígena de Mangueirinha, cidade que fica na região centro-sul do Paraná, no bioma Mata Atlântica.
"Os suspeitos foram surpreendidos em meio à vegetação nativa, em posse de uma motosserra com sinais de uso recente. No local, os policiais constataram outras árvores de araucária já derrubadas, havendo indícios de que a madeira extraída ilegalmente estaria sendo destinada à comercialização clandestina. Ressalta-se que a espécie é considerada símbolo do bioma Mata Atlântica e encontra-se ameaçada de extinção, conforme lista oficial publicada pela Portaria MMA nº 148/2022", relatou a PF.
O caso aconteceu no final da tarde de quarta-feira (11).
Ainda de acordo com a corporação, o responsável pela operação da motosserra também não possuía licença ambiental válida para o uso do equipamento, conforme exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Os indígenas foram levados à Delegacia da Polícia Federal de Guarapuava, onde foram autuados, e posteriormente foram encaminhados à Cadeia Pública local, ficando à disposição da Justiça.
G1








