Notícias da Região | Missal

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025

Índice de densidade de ovos do mosquito de Aedes aegypti tem aumento significativo em dezembro

Entre os dias 01 e 10 de dezembro foram instaladas 110 armadilhas ovitrampas em toda a extensão do município de Missal. Nestes locais são realizados os levantamentos de índices, em dois ciclos com intervalo de 5 dias, considerando um raio de 200 metros entre elas.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Foram identificadas 61 paletas positivas Ovitrampas no primeiro ciclo e 63 paletas positivas Ovitrampas no segundo, e retirados 4432 ovos de Aedes aegypti do meio ambiente. Desde o início do ano Missal registrou 21 casos de dengue, porém, há uma preocupação do setor de endemias, quanto a possibilidade de aumento deste número.

A partir dos levantamentos os indicadores entomológicos índice de densidade de ovos (IDO) somaram 35% e o índice de positividade das ovitrampas (IPO) com 56% comparado ao mês de novembro com 2220 ovos de Aedes aegypti. Portanto, percebe-se um aumento superior a 100% do índice de ovos.

A equipe de endemias está encontrando criadouros de mosquitos (larvas) diariamente durante as visitas. “Precisamos que todos contribuam no Combate à Dengue em Missal, para evitar novas epidemias”, orienta a coordenadora bárbara Schneider. “Apenas 10 minutos por semana fazem toda a diferença na sua vida e na vida de seus familiares, vizinhos, amigos. Faça a sua parte”, reforça.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram