Notícias da Região | Missal

Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025

Índice de densidade de ovos do mosquito Aedes aegypti teve um aumento significativo em Missal

Entre os dias 29 de outubro e 17 de novembro de 2026 foram instaladas 110 armadilhas ovitrampas em toda a extensão do município de Missal. Nestes locais são realizados os levantamentos de índices, em dois ciclos com intervalo de 5 dias, considerando um raio de 200 metros entre elas.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsAp

Foram 53 paletas positivas Ovitrampas no primeiro ciclo e 50 paletas positivas Ovitrampas no segundo, e retirados 2200 ovos de Aedes aegypti do meio ambiente. Desde o início do ano Missal registrou 20 casos de dengue.

A partir dos levantamentos os indicadores entomológicos índice de densidade de ovos (IDO) somaram 21% e o índice de positividade das ovitrampas (IPO) com 46%. Comparado ao mês de agosto, que teve 847 ovos de Aedes aegypti, houve um aumento de mais de 100% do índice de ovos.

A equipe de endemias está encontrando criadouros de mosquitos (larvas) diariamente. “Precisamos da contribuição no Combate à Dengue em Missal, para evitar novas epidemias”, declarou a coordenadora Bárbara Schneiders. “Apenas 10 minutos por semana fazem toda a diferença na sua vida e na vida de seus familiares, vizinhos, amigos. Faça a sua parte”, exclamou.

Assessoria 

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram