Internacionais | Fora de controle

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025

Incêndios se espalham em Hollywood; 100 mil pessoas são obrigadas a se deslocar

Sunset Fire queimou áreas próximas ao Hollywood Boulevard e a Calçada da Fama

Incêndios florestais ao redor de Los Angeles se espalharam para Hollywood Hills na quarta-feira (8), depois que outros focos na área mataram pelo menos cinco pessoas, destruíram centenas de casas e levaram os recursos de combate a incêndios e o suprimento de água ao limite.

Mais de 100 mil pessoas receberam ordens de retirada, por conta de ventos secos que atrapalharam as operações de combate e espalharam o fogo, queimando terrenos ressecados.

“Esta é a grande tempestade de fogo”, afirmou a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, em uma entrevista coletiva após voltar para Los Angeles, interrompendo uma viagem oficial a Gana.

Um novo incêndio invadiu Hollywood Hills na noite de quarta-feira, relatou a chefe dos bombeiros, Kristin Crowley, em uma entrevista coletiva.

O chamado Sunset Fire forçou mais deslocamentos e elevou para seis o número de incêndios florestais no Condado de Los Angeles.

Quatro deles estavam 0% contidos, segundo autoridades estaduais, com um crescimento contínuo nas regiões leste e oeste da cidade.

No meio tempo, o fogo em Hollywood Hills queimou 200 mil metros quadrados somente na quarta-feira, explicou o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.

Equipes de helicóptero apagaram as chamas com gotas de água, tentando impedir seu rápido avanço.

O Corpo de Bombeiros emitiu uma ordem de saída em uma área dentro da Hollywood Boulevard ao sul, Mulholland Drive ao norte, 101 Freeway ao leste e Laurel Canyon Boulevard ao oeste – endereços icônicos para pessoas na indústria do entretenimento.

Dentro dessa área está o Dolby Theater, onde o Oscar é realizado. O anúncio das indicações ao Oscar da próxima semana já foi adiado por dois dias devido ao incêndio, informaram os organizadores.

Embora relativamente pequeno em comparação aos outros, o Sunset Fire queimou logo acima da Hollywood Boulevard e da Calçada da Fama. Ele precisaria cruzar a 101 Freeway para colocar em risco o letreiro de Hollywood e o Observatório Griffith nas colinas.

Estruturas em chamas

No lado oeste de Los Angeles, o incêndio Palisades consumiu 640 mil metros quadrados e centenas de estruturas nas colinas entre Santa Monica e Malibu, descendo pelo Topanga Canyon até chegar ao Oceano Pacífico na terça-feira (7).

A leste, nas montanhas San Gabriel, o incêndio Eaton atingiu quase 43 mil metros quadrados, queimou mil estruturas e matou pelo menos cinco pessoas, divulgaram autoridades.

O centro de metereologia privada AccuWeather estimou os danos iniciais e a perda econômica em mais de US$ 50 bilhões.

Embora os meteorologistas tenham dito que os ventos diminuiriam na quarta-feira (8) à noite, as chamadas condições de bandeira vermelha devem permanecer até sexta-feira (10).

Quase 300 mil casas e empresas ficaram sem energia no Condado de Los Angeles, segundo o PowerOutage.us.

Aulas foram canceladas em toda a cidade pelo menos até esta quinta-feira, disse o superintendente Alberto Carvalho.

“Tivemos incêndios ao longo dos anos, mas nada parecido com isso”, pontuou Frances Colella, 71, à Reuters em um centro de deslocados em Pasadena.

“É uma ocorrência muito triste e não consigo me lembrar de nada parecido”, acrescentou.

Problemas com água

A escala e a disseminação dos incêndios forçaram as equipes de combate além de sua capacidade.

Bombeiros de seis outros estados estavam sendo levados às pressas para a Califórnia, enquanto outras 250 empresas de motores com 1.000 funcionários foram transferidas do norte para o sul, anunciou o chefe dos bombeiros, Anthony Marrone, em uma entrevista coletiva.

A escassez de água fez com que alguns hidrantes secassem em Pacific Palisades, contaram oficiais.

O Pacific Palisades depende de três tanques que comportam cerca de 3,78 milhões de litros cada, e a demanda por água para combater incêndios em altitudes mais baixas estava dificultando o reabastecimento de tanques de água em regiões mais altas, acrescentou.

Na tarde de quarta-feira, todos os três tanques e todos os 114 reservatórios em toda a cidade foram reabastecidos, falou Quinones em uma entrevista coletiva.

Incêndios fora de controle

Os incêndios atingiram um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que não vê chuvas significativas há meses.

Potencializados pelos ventos de Santa Ana, trazendo o ar seco do deserto do leste em direção às montanhas costeiras, espalhando incêndios florestais enquanto sopravam sobre os topos das colinas e desciam pelos cânions.

Cientistas explicaram que os focos, que começaram bem fora da temporada tradicional de incêndios florestais, marcam os últimos extremos climáticos que provavelmente aumentarão ainda mais à medida que as temperaturas globais continuarem a subir nas próximas décadas.

O presidente Joe Biden, que declarou os incêndios um grande desastre, juntou-se ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, em um quartel de bombeiros de Santa Monica para receber informações sobre os esforços de combate.

Em seus últimos dias como presidente, antes de passar o cargo para o eleito, Donald Trump, em 20 de janeiro, o democrata cancelou uma viagem à Itália para se concentrar em direcionar a resposta federal aos incêndios, anunciou a Casa Branca.

“Estamos fazendo tudo e qualquer coisa, pelo tempo que for necessário, para conter esses incêndios… para garantir que vocês voltem ao normal”, exclamou Biden no quartel de bombeiros. “Vai ser um caminho muito longo. Vai levar tempo.”

CNN