Notícias da Região | Resgate

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024

IAT resgata filhote de onça-parda preso em árvore de 20 metros no Oeste do Paraná

Felino de um ano havia subido em uma árvore de sítio próximo da área urbana de Cafelândia. Equipes do IAT, com o apoio da Defesa Civil municipal, Polícia Militar e Zoológico de Cascavel, levaram 14 horas para retirar o animal em segurança

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), do escritório regional de Cascavel, devolveram à natureza na quinta-feira (05) uma onça-parda (Puma concolor) que foi resgatada de uma árvore em Cafelândia, no Oeste do estado. O felino, macho de um ano e 21 quilos, subiu na árvore de 20 metros de altura em um sítio próximo à área urbana da cidade – um morador do local acionou o Instituto para que ajudasse na remoção do animal.

A ação também contou com o apoio da Defesa Civil de Cafelândia, do Batalhão da Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV) e do Zoológico de Cascavel. A onça, bastante assustada, ficou presa na árvore por 14 horas, e precisou ser anestesiada pela equipe para ser retirada com segurança.

O animal foi encaminhado para o Zoológico de Cascavel, onde passou por exames veterinários para verificar se estava apto para voltar à natureza. Após os resultados, ele foi devolvido ao habitat natural.

Características 

O Puma concolor possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.

Como proceder 

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Com informações de Agência Estadual de Notícias

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp