Internacionais | Ataques

Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024

Houthis dizem que suas capacidades militares “não são fáceis de destruir”; EUA prometem mais ataques

Porta-voz do grupo rebelde destacou "resiliência" em relação a bombardeios; ao menos 30 alvos no Iêmen foram atingidos por forças britânicas e americanas no último fim de semana

Os rebeldes Houthi do Iêmen criticaram no domingo (4) os ataques em curso dos Estados Unidos e do Reino Unido, alegando que as suas capacidades militares são resistentes a tais ataques.

Os EUA e o Reino Unido atingiram pelo menos 30 alvos Houthi no Iêmen no sábado, com as forças americanas atingindo um míssil de cruzeiro anti-navio Houthi adicional na manhã de domingo.

Num comunicado publicado no Telegram, o porta-voz dos Houthis, Mohammad Abdul Salam, destacou a “resiliência” e o “aprimoramento gradual” das capacidades militares dos Houthis, dizendo que elas “não são fáceis de destruir”. Ele também alertou que as greves aumentariam as tensões regionais.

“A continuação da agressão americano-britânica contra o nosso país não alcançará nenhum objetivo para os agressores, mas sim aumentará as suas questões e problemas ao nível regional”, disse ele.

A declaração também reafirmou o apoio dos Houthis aos palestinos. O grupo afirmou que os seus ataques ao transporte marítimo global no Mar Vermelho – que motivaram os ataques dos EUA e do Reino Unido – visam pressionar Israel a pôr fim à sua ofensiva em Gaza.

EUA prometem “mais ações”

Os EUA tomarão “novas medidas” depois de conduzirem grandes ataques aéreos no fim de semana contra milícias apoiadas pelo Irã que realizaram ataques contra tropas americanas no Oriente Médio, segundo disse no domingo o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan.

“Eu diria apenas que o presidente foi claro quando os ordenou e quando os conduziu, que esse foi o início da nossa resposta e que haverá mais passos por vir”, disse Sullivan a Dana Bash, da CNN, no “State of the Union”.

Sullivan, em resposta à pergunta de Bash se isso significava que os EUA estavam planejando ataques adicionais, disse: “O que isso significa é que tomaremos novas medidas”.

“Obviamente, não vou descrever o caráter dessa ação porque não quero telegrafar nossos golpes”, disse ele.

Os comentários de Sullivan surgem depois de os EUA terem adotado uma resposta “em vários níveis” ao ataque de drones que matou três militares dos EUA e feriu mais de 40 outros na semana passada.

O ataque provocou a pior perda de vidas militares dos EUA na região em quase três anos e as primeiras mortes militares dos EUA desde o início da guerra em Gaza.

Na sexta-feira, os EUA atingiram 85 alvos em sete locais no Iraque e na Síria, uma escalada significativa nas tensões entre os EUA e grupos apoiados pelo Irã que atacam bases americanas em toda a região em protesto contra a guerra de Israel em Gaza.

Financiados e treinados pelo Irã, estes grupos consideram os EUA responsáveis ​​pelas ações de Israel, ao fornecerem armas ao Estado judeu e ao não conseguirem forçar um cessar-fogo.

Os ataques dos EUA mataram pelo menos 16 pessoas no Iraque, incluindo civis, e feriram outras 25, disse o governo iraquiano na sexta-feira. Os ataques atingiram áreas perto da fronteira com a Síria e tiveram como alvo instalações utilizadas pela al Hashd al Shabi, ligada ao Irã – ou Unidades de Mobilização Popular – na cidade iraquiana de Al-Qaim, disseram autoridades iraquianas.

Os EUA “ainda estão avaliando os danos de batalha” dos ataques de sexta-feira à noite no Iraque e na Síria, disse Sullivan, e “o nosso Centcom, Comando Central, está a analisar as capacidades que reduzimos e as baixas que ocorreram”.

CNN não pode verificar de forma independente o número ou a natureza das vítimas.

No dia seguinte, os EUA e o Reino Unido conduziram ataques a pelo menos 30 alvos Houthi no Iêmen a partir de plataformas aéreas e de superfície, incluindo aviões de combate, com o apoio de vários outros países.

Os ataques de sábado visaram especificamente instalações e equipamentos de armazenamento de armas Houthi. Os Houthis responderam dizendo que não irão parar até que Israel termine as suas operações em Gaza.

Quanto a saber se os EUA estão agora envolvidos num conflito regional, Sullivan sustentou que os ataques das milícias apoiadas pelo Irã às forças dos EUA no Iraque e na Síria são separados dos ataques dos Houthi aos navios do Mar Vermelho, chamando-os de “desafios distintos, mas relacionados”.

Mas ele disse que Teerã está no centro da maior parte disso.

“O Irã tem uma responsabilidade significativa e perniciosa por grande parte da instabilidade no Oriente Médio”, disse ele. “E isso deve ser levado em consideração na forma como abordamos tudo o que estamos fazendo e como Israel deve abordar tudo o que está fazendo.”

“Não pretendemos levar os Estados Unidos à guerra”, disse Sullivan. “Portanto, vamos continuar a seguir uma política que segue ambas as linhas simultaneamente, que responde com força e clareza, como fizemos na noite de sexta-feira, mas também que continua a seguir uma abordagem que não leva os Estados Unidos arrastados para uma guerra que temos visto com demasiada frequência no Oriente Médio.”

Questionado sobre se os EUA descartariam ataques dentro do Irã, Sullivan disse que “não vai decidir e descartar qualquer atividade em qualquer lugar”, mas que “o presidente fará o que acha que precisa de ser feito”.

Um alto funcionário da administração confirmou anteriormente à CNN que os EUA não atacarão em solo iraniano e se concentrarão apenas em alvos fora do país.

Teerã disse repetidamente que não busca conflito. Na sexta-feira, o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse que o seu país não iniciará uma guerra, mas “responderá fortemente”.

CNN