Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024
Há dois dias sem energia elétrica, 200 mil aves e 10 mil suínos estão em risco no interior de Santa Helena; produtores amargam prejuízo
Aproximadamente 20 moradores seguem sem energia elétrica nesta quinta (17), em São Roque de Serra, área rural de Santa Helena, desde o forte temporal que atingiu a região na terça-feira (15).
Além do impacto na vida dos moradores, a falta de energia está causando prejuízos econômicos, principalmente para produtores de aves e suínos, cerca de 200 mil aves e 10 mil suínos estão em risco.
A avicultura e a suinocultura dependem fortemente de sistemas automatizados de alimentação e climatização, que pararam de funcionar desde o temporal. Como resultado, mesmo com geradores à diesel, a alta mortalidade de aves está sendo registrada e os avicultores acumulando perdas significativas, devido à impossibilidade de manter condições adequadas de temperatura.
O problema é agravado pelo fato de que parte da rede elétrica local é atendida pela Companhia de Eletrificação Rural de Medianeira (Cerme), que foi notificada sobre o problema, mas a energia não foi restabelecida.
Postes da rede elétrica seguem caídos em estradas e lavouras, aumentando os prejuízos dos produtores a cada dia.
Manter o bem-estar das aves e suínos e evitar maiores perdas é tarefa quase impossível, uma vez que sistemas de ventilação e alimentação automática são essenciais para a criação desses animais. A demora no restabelecimento do serviço pode resultar em perdas graves, causando danos econômicos irreversíveis para os produtores rurais da região.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp