Esporte | Campeonato gaúcho

Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Há 25 anos, Grêmio estreava no único Gauchão conquistado por Ronaldinho; relembre o título

Jogador então com 19 anos fez dois gols na estreia, em campeonato que ficaria marcado por dribles em Dunga no Gre-Nal decisivo

Em um mesmo 13 de março, mas em 1999, o Grêmio estreava no Gauchão. Aquele campeonato, conquistado após três Gre-Nais na final, marcou o único título estadual de Ronaldinho com a camisa gremista, sendo artilheiro e com os inesquecíveis dribles em Dunga no clássico decisivo.

A estreia tricolor aconteceu em Venâncio Aires, contra o Guarani. O brilho do jovem Ronaldo, então com 19 anos, deu a vitória do Grêmio fora de casa. O garoto, vestindo a camisa 7, marcou dois gols no triunfo por 3 a 2 no estádio Edmundo Feix.

O Grêmio terminou a primeira fase como líder do grupo C, à frente de Inter-SM, Pelotas, Guarani, Esportivo e Lajeadense, nesta ordem. O Tricolor somou 27 pontos em 10 jogos, com nove vitórias e uma derrota.

A fase seguinte previa outra disputa dentro de um grupo. O Grêmio enfrentou Inter-SM, Caxias e Pelotas e passou em primeiro com 13 pontos em seis jogos (quatro vitórias, um empate e uma derrota).

No mata-mata, o time comandado por Celso Roth eliminou o Avenida nas quartas. Após derrota por 1 a 0 na ida, em Santa Cruz do Sul, Ronaldinho comandou a goleada por 4 a 0, na volta, garantindo a classificação.

Na semi, o Tricolor encarou o Veranópolis e venceu fora de casa na ida, por 2 a 0. Na volta, o Grêmio era surpreendido no Olímpico, mas Ronaldinho marcou de pênalti e garantiu o empate em 3 a 3. A joia gremista já havia marcado na partida na Serra.

A decisão, contra o Inter, começou com derrota no jogo de ida, por 1 a 0, no Beira-Rio. Um triunfo por 2 a 0 na volta, no Olímpico, com golaço de falta de Ronaldinho, forçou um terceiro Gre-Nal para definir o campeão.

O clássico decisivo, novamente no Olímpico, foi marcante para o Grêmio e o jovem atacante, já vestindo a camisa 10. No fim do primeiro tempo, Ronaldinho deu uma caneta no marcador, tabelou com Capitão, dominou na entrada da área e tocou de canhota para as redes.

O segundo tempo não teve gols, mas reservou lances de magia do garoto Ronaldo diante de Dunga, capitão da seleção brasileira tetracampeã cinco anos antes. Primeiro, um elástico pela direita de ataque do Grêmio. Depois, um chapéu pelo lado esquerdo.

Além do título conquistado em casa, o único Gauchão, Ronaldinho foi artilheiro do campeonato, com 15 gols em apenas 12 jogos disputados.

A campanha do Grêmio no Gauchão 1999:

  • Campeão (32º título)
  • 24 jogos
  • 18 vitórias
  • 2 empates
  • 4 derrotas
  • 77,8% de aproveitamento
  • 47 gols pró
  • 16 gols contra
  • Artilheiro do campeonato: Ronaldinho, 15 gols

G1