Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 18 de Março de 2025

Greve de auditores emperra Porto de Santa Helena e funcionário desabafa: 'Receita não está funcionando'

Pelo menos 300 caminhões estão parados no Porto de Santa Helena por causa de um movimento paredista dos auditores da Receita Federal. A operação padrão da categoria já dura 112 dias, mas agora afeta diretamente a aduana local.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Outros portos em Foz do Iguaçu, Guaíra, ambos também no Paraná, Dionísio Cerqueira em Santa Catarina e Mundo Novo no Mato Grosso do Sul, também sofrem com o movimento.

Um dos caminhoneiros afetados, em contato com a redação do Fonte Extra, disse que a corda sempre rebenta no lado mais fraco, os caminhoneiros totalmente parados desde a sexta-feira. Ele enviou um vídeo e imagens para mostrar uma parte dos veículos estacionados no porto.

A greve dos Auditores-Fiscais completa 112 dias nesta terça-feira (18) com impactos em todas as áreas da Receita Federal. Em vídeo gravado ainda na sexta-feira (14) quando se passavam 108 dias da greve, o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Dão Real, falou sobre a atuação da Direção Nacional em todas as instâncias do Executivo e do Legislativo.

Ele afirmou que é inaceitável que o Ministério da Fazenda não esteja decisivamente à frente deste processo, defendendo o pleito dos Auditores-Fiscais junto ao governo federal.

Igualmente, é inconcebível que o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) se mantenha intransigente e inadimplente com a categoria, que está desde 2016 sem recomposição inflacionária do vencimento básico”, disse Dão.

O presidente do sindicato afirma que os Auditores-Fiscais são uma categoria imprescindível à estrutura do Estado, à implementação das políticas públicas e ao atingimento das metas fiscais e que a recusa do governo em atender às reivindicações da categoria está causando prejuízos ao país. Por isso, os efeitos da greve dos Auditores são evidentes e não é possível minimizá-los. “Todo mundo sabe, o governo, a imprensa, a sociedade. A Receita não está funcionando.”

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram

Fonte Extra