Esporte | Grêmio
Sábado, 02 de Novembro de 2024
Grêmio volta ao palco de eliminação e desafia algoz em disputa na parte de baixo da tabela
Duelo da noite desta sexta-feira contra o Fluminense, pela 32ª rodada do Brasileirão, não traz boas lembranças ao Tricolor
O duelo da noite desta sexta-feira contra o Fluminense, no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, desperta uma lembrança recente nada boa para o Grêmio. A eliminação nos pênaltis nas oitavas de final da Conmebol Libertadores continua indigesta.
Mas o time de Renato Portaluppi tenta usar como exemplo o confronto do primeiro turno do Brasileirão para seguir a escalada na tabela em mais um ambiente decisivo.
A proximidade das equipes com a zona de rebaixamento em termos de pontuação faz do jogo de logo mais uma briga direta entre os adversários. O Flu é o 13º colocado, com 36 pontos, dois a menos que o clube gaúcho, em 11º. O Bragantino é o 17º e abre o Z-4, com 34.
Grêmio e Fluminense vão reviver a noite do último dia 20 de agosto, quando se enfrentaram pela partida de volta das oitavas de final da Conmebol Libertadores. Sob o comando de Mano Menezes, os cariocas venceram por 2 a 1, mesmo placar do duelo de ida, e avançaram na disputa de pênaltis (relembre abaixo).
Naquele momento, Renato Portaluppi foi criticado por montar uma equipe sem meia-armador e sofrer o revés mesmo com a vantagem da vitória no primeiro jogo, contra uma equipe que tinha dificuldades na zona de rebaixamento.
Por outro lado, o Grêmio pode levar como inspiração o confronto do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Em uma sequência de sete jogos sem vencer na competição nacional – seis derrotas –, recebeu o Flu no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
A pressão sobre o time de Renato deixava o clima mais tenso naquele jogo da 13ª rodada. O gol de Gustavo Nunes e a vitória por 1 a 0 simbolizaram a primeira vitória no Brasileirão depois da enchente.
Passado um turno inteiro, o nervosismo continua, já que o Grêmio ainda não garantiu a permanência na Série A. Por isso, o clima decisivo se repetirá no Maracanã.
O fato de ser visitante pode influenciar na estratégia da comissão técnica. A tendência é que Edenilson retome a titularidade para reforçar a marcação. Depois de encarar o Fluminense, o Grêmio vai visitar o Palmeiras. São dois jogos importantes para as pretensões tricolores: ou foge de vez do perigo ou o alerta ficará mais que aceso.
Provável Grêmio: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson, Monsalve (Aravena ou Cristaldo) e Soteldo; Braithwaite.
A bola rola no Maracanã a partir das 21h. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
G1