Brasil | Sambista sofre aneurisma
Segunda-feira, 02 de Março de 2026
Grande nome do samba mineiro: saiba quem é Adriana Araújo, internada em estado grave por aneurisma
Cantora de 49 anos sofreu aneurisma cerebral, está em coma e entubada no Hospital Odilon Behrens; artista é referência do samba mineiro.
A sambista Adriana Araújo, considerada um dos principais nome do samba mineiro, segue internada em estado gravíssimo após sofrer um aneurisma cerebral em Belo Horizonte.
Segundo a assessoria da cantora, Adriana passou mal em casa na noite de sábado, desmaiou e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, foi transferida para o Hospital Odilon Behrens. De acordo com a equipe médica, ela foi diagnosticada com aneurisma cerebral que provocou uma hemorragia de grande extensão. A assessoria informou ainda que a cantora está em coma, entubada, e que o quadro de saúde é considerado gravíssimo e irreversível.
Trajetória no samba
Reconhecida como uma das principais vozes femininas da nova geração do samba em Minas Gerais, Adriana iniciou a trajetória artística em 2008. Naquele ano, foi convidada para interpretar a música “Nasci para Cantar e Sonhar”, de Dona Ivone Lara, em um show em Belo Horizonte — momento apontado por ela como decisivo para seguir carreira profissional.
Em 2011, passou a integrar o grupo Simplicidade Samba, consolidando o nome na cena das rodas e eventos dedicados ao gênero na capital mineira.
Na carreira solo, dividiu o palco com artistas consagrados do samba brasileiro, como Diogo Nogueira e Jorge Aragão. Em 2021, lançou o álbum “Minha Verdade”, trabalho que reuniu composições autorais e releituras.
No ano passado, Adriana participou do programa “Samba Delas”, produzido pela TV Globo Minas, que destacou a força feminina na construção e no fortalecimento do samba em Belo Horizonte.
A notícia da internação mobilizou artistas, produtores culturais e fãs, que manifestaram apoio e solidariedade à cantora nas redes sociais.
Responsáveis pelo projeto "Samba do Arco", roda de samba gratuito e popular realizada semanalmente sob o Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, lamentou o ocorrido no perfil do projeto.
Nas redes sociais de Adriana Araújo, a notícia do aneurisma causou forte comoção. Já são mais de 38 mil curtidas no post e mais de 8 mil comentários lamentando o fato e mandando mensagens para a cantora.
G1








