Notícias da Região | Golpe
Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025
Golpistas criam 'clones' de site da Sanepar e emitem boletos fraudulentos no Paraná; veja como reconhecer golpe
Sites são similares ao portal oficial e levam clientes a pagar boletos que vão para contas dos golpistas. Polícia Civil investiga o crime.
Golpistas estão criando sites falsos que simulam o portal oficial da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para aplicar golpes em clientes.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
As páginas clonadas aparecem em buscas na internet e permitem a emissão de boletos fraudulentos, que direcionam o pagamento para contas de criminosos.
Algumas vítimas só perceberam o golpe após pagar a fatura.
“Eu acessei um site que parecia ser da Sanepar e lá acabei tirando uma conta de água que parecia ser a minha. Efetuei o pagamento e percebi que havia uma diferença de centavos. Foi aí que desconfiei que se tratava de um site clonado e uma conta falsa”, relatou Cidnei Karpinski, vítima da fraude.
Segundo a Sanepar, o único endereço oficial da empresa é www.sanepar.com.br. Para acessar a área de serviços, o cliente deve usar o login pela Central de Segurança do Paraná ou pelo gov.br, com verificação em duas etapas.
No caso de pagamentos por Pix, a companhia orienta que o recebedor deve aparecer como Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A Polícia Civil de Foz do Iguaçu emitiu alerta para que a população redobre a atenção. A recomendação é registrar boletim de ocorrência sempre que houver suspeita de fraude, para que os sites possam ser investigados e os responsáveis, identificados.
Como evitar o golpe
- Conferir o site. O único endereço oficial é www.sanepar.com.br. Variações no link podem indicar golpe.
- Verificar o beneficiário. No comprovante ou aplicativo do banco, deve constar “Companhia de Saneamento do Paraná” e o CNPJ 76.484.013/0001-45.
- Desconfiar de boletos recebidos por e-mail ou WhatsApp. A Sanepar só envia cobranças nesses canais mediante solicitação.
- Usar os canais oficiais. Segunda via de conta deve ser gerada apenas no site ou no aplicativo da Sanepar.
- Desconfiar de PDFs sem código de barras. Mensagens com esse formato costumam ser golpes.
Em caso de dúvida, a Polícia Civil oriente que o cliente deve procurar os canais oficiais da companhia ou a delegacia mais próxima.
G1








