Brasil | Cultura

Domingo, 30 de Março de 2025

Ganhador do Oscar, Ainda Estou Aqui pode ser visto de graça em Niterói

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a prefeitura de Niterói e o espaço de exibição de filmes Reserva Cultural, que fica em um complexo idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Até a quarta-feira são oferecidas quatro sessões diárias do longa.

“Esse filme é um alerta para que nunca mais vivamos tempos de autoritarismo e censura”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O filme

Walter Salles and Fernanda Torres pose on the red carpet during the Oscars arrivals at the 97th Academy Awards in Hollywood, Los Angeles, California, U.S., March 2, 2025. REUTERS/Aude Guerrucci – REUTERS/Aude Guerrucci/Proibida reprodução

Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui conquistou o Oscar na categoria melhor filme internacional. O longa-metragem havia sido indicado também para a estatueta de melhor filme, mas perdeu para Anora – maior vencedor da festa com cinco estatuetas.

O Oscar foi apenas um dos feitos do longa-metragem, que levou também prêmios em disputas como Festival de Veneza (Itália), Festival de Pessac (França), Festival Internacional de Roterdã (Holanda), Prêmios Goya (Espanha) e Cinema for Peace (Berlim).

A atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de melhor atriz, mas não levou a estatueta, que ficou com Cynthia Erivo, pela atuação em Wicked. No entanto, Fernanda Torres já tinha brilhado ao receber o Globo de Ouro nesta mesma categoria.

Atriz Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva no filme Ainda estou Aqui. – Divulgação

Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda até o começo de março, Ainda Estou Aqui era a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Minha Mãe é uma Peça 3 (2018) e Nada a Perder (2019).

Como assistir

As sessões são realizadas diariamente até quarta-feira (2), sempre às 13h, 15h40, 18h20 e 21h.

O morador de Niterói interessado em assistir precisa chegar uma hora antes da sessão e levar documento de identidade e comprovante de residência na bilheteria do cinema. Pode ser retirado um ingresso por documento.

As sessões estão sujeitas a lotação, de acordo com a ordem de chegada dos interessados. O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói.

Fonte: Agência Brasil