Internacionais | Ataques

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Forças britânicas realizam novos ataques contra Houthis no Iêmen

Grupo apoiado pelo Irã tem impactado comércio global no Mar Vermelho

As forças dos Estados Unidos e as forças britânicas realizaram ataques contra mais de uma dúzia de alvos Houthi no Iêmen no sábado (24), disseram autoridades, a última rodada de ação militar contra o grupo ligado ao Irã que continua a atacar navios na região.

Os EUA têm realizado ataques quase diários contra os Houthis, que controlam as partes mais populosas do Iémen e disseram que os seus ataques aos navios são em solidariedade com os palestinos, enquanto Israel ataca Gaza.

Até agora, os ataques não conseguiram deter as ofensivas dos Houthis, que perturbaram o comércio global e aumentaram as taxas de transporte marítimo.

Uma declaração conjunta de países que participaram nos ataques ou forneceram apoio, disse que a ação militar foi contra 18 alvos Houthi em oito locais no Iémen, incluindo instalações subterrâneas de armazenamento de armas e mísseis, sistemas de defesa aérea, radares e um helicóptero.

O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, disse que os ataques tinham como objetivo “perturbar e degradar ainda mais as capacidades da milícia Houthi apoiada pelo Irã”.

“Continuaremos a deixar claro aos Houthis que eles suportarão as consequências se não pararem com os seus ataques ilegais, que prejudicam as economias do Médio Oriente, causam danos ambientais e perturbam a entrega de ajuda humanitária ao Iémen e a outros países”, disse Austin. .

As greves foram apoiadas pela Austrália, Bahrein, Canadá, Dinamarca, Holanda e Nova Zelândia.

A Al Masirah TV, principal canal de notícias televisivo administrado pelo movimento Houthi, disse no sábado que os EUA e as forças do Reino Unido realizaram uma série de ataques na capital, Sanaa.

Ele citou uma fonte militar Houthi não identificada dizendo que os novos ataques foram “uma tentativa miserável de impedir o Iêmen de fornecer operações de apoio ao povo palestino em Gaza”.

No início desta semana, os Houthis assumiram a responsabilidade por um ataque a um navio de carga de propriedade do Reino Unido e um ataque de drones a um navio dos EUA. destruidor, e atacaram o porto e cidade turística de Eilat, em Israel, com mísseis balísticos e drones.

Os ataques do grupo estão a perturbar o atalho vital do Canal de Suez, que representa cerca de 12% do tráfego marítimo global, forçando uma rota mais longa e mais cara em torno de África.

Nenhum navio foi afundado nem tripulação morta durante a campanha Houthi. No entanto, existem preocupações sobre o destino do navio de carga Rubymar, registado no Reino Unido, que foi atingido em 18 de fevereiro e a sua tripulação foi evacuada.

Os militares disseram que o Rubymar carregava mais de 41 mil toneladas de fertilizante quando foi atingido, o que poderia derramar no Mar Vermelho e causar um desastre ambiental.

A União Europeia lançou uma missão naval ao Mar Vermelho “para restaurar e salvaguardar a liberdade de navegação”.

Os Estados Unidos têm uma coligação paralela, a Operação Prosperity Guardian, que visa salvaguardar o tráfego comercial dos ataques dos Houthis.

 CNN