Notícias da Região | Força tarefa
Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025
Força-Tarefa em Santa Helena atua de forma ininterrupta para restabelecer serviços após vendaval
Uma força-tarefa composta pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Santa Helena, com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município e suporte extra da Copel, está trabalhando intensamente desde a tarde de ontem(16) para mitigar os impactos de um forte vendaval que atingiu a cidade, causando principalmente falta de água e queda de energia.
O alerta inicial era para chuva de granizo, com potencial ainda mais destrutivo. O coordenador da Defesa Civil, Márcio de Bastiani, e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Daniel Moro, relataram os esforços concentrados na sede da Defesa Civil. Segundo Daniel Moro, as ocorrências se intensificaram desde a tarde de ontem, com o foco principal na falta de água, principalmente no interior do município, onde várias bombas pararam de funcionar devido à interrupção no fornecimento de energia.
"Desde ontem, final da tarde, após o evento temporal, e hoje de manhã reunimos o pessoal da Defesa Civil, juntamente com a equipe aqui do destacamento, lá no abastecimento em uma reunião para formarmos uma equipe de trabalhos para atendermos o mais rápido possível as demandas que nós tínhamos, principalmente com falta de água no interior do município, para socorrer as comunidades também", explicou Daniel Moro.
Márcio de Bastiani destacou que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram mobilizados imediatamente para o corte de árvores, limpeza de vias e atendimento a destelhamentos.
Logística de Atendimento e Apoio da Copel
Para agilizar o socorro, a equipe montou uma estratégia que envolveu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pelo transporte de água para as comunidades mais afastadas (como chiqueirões e aviários com falta de água), e o Corpo de Bombeiros, que permaneceu na cidade para atendimento emergencial a outros sinistros, como acidentes ou incêndios.
É crucial ressaltar o apoio da Copel, que está com equipes extras desde a madrugada, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
O 1º Sargento Paulo Cesar Bonet, do Corpo de Bombeiros descreveu a complexidade de algumas ocorrências que exigiram, inclusive, apoio de empresas privadas e maquinário especializado. Segundo o Sargento Bonet, o apoio social foi fundamental no dia de hoje.
Os trabalhos, que envolveram equipes do abastecimento, motoristas, eletricistas e encanadores, não têm previsão de parada. "Os trabalhos continuam. Quero agradecer aqui o empenho da Defesa Civil, de Bastiani, Sargento Bonetti, aqui também da Bombeiro Militar, o Vazata lá, a equipe do abastecimento, que sempre empenhado, trabalhando", finalizou o Secretário Daniel Moro, garantindo que a força-tarefa segue atuando até que toda a demanda seja suprida.
Contatos para Emergência
A Defesa Civil reforça os contatos para a população que ainda necessita de ajuda, como lonas ou apoio em decorrência do vendaval:
Defesa Civil: (45) 3268-1819 ou 199.
Corpo de Bombeiros: 193.
Em caso de falta de linha, a população deve se dirigir ao quartel da Defesa Civil.
Veja também:
Prefeitura de Santa Helena mobiliza caminhões pipa para abastecimento de água após temporal
Temporal chama atenção em Santa Helena nesta quinta-feira
Resposta rápida e agilidade na limpeza pós-vendaval em Santa Helena
Santa Helena e região ficam em alerta para temporal nesta segunda-feira








