Internacionais | Alerta
Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
FBI alerta sobre vídeos falsos em nome do órgão com mentiras sobre as eleições
Departamento não informou quem estava por trás das mensagens
O FBI alertou nesta terça-feira (5) à noite sobre três mensagens falsas que supostamente eram do departamento e que “promovem narrativas falsas em torno da eleição”, incluindo um vídeo sobre máquinas de votação com defeito.
“Hoje, o FBI foi informado de três casos em que seu nome e símbolo foram usados indevidamente para promover narrativas falsas em torno da eleição”, disse o bureau em um comunicado, chamando os vídeos de “os mais recentes de uma série de vídeos e declarações falsamente atribuídos ao FBI, projetados para enganar o público americano”.
O departamento não informou quem estava por trás das mensagens falsas nem onde elas circularam.
Um dos vídeos falsos, alega que o FBI recebeu “9.000 reclamações sobre máquinas de votação com defeito” que estavam enviando votos para um “candidato específico”. A alegação reflete outras que circularam na semana passada sobre máquinas trocando votos.
Um segundo vídeo falsamente promovido como sendo do FBI e de outra agência governamental sugere que as escolas suspendam as atividades educacionais até 11 de novembro porque “o risco de tiroteios e tumultos nas escolas aumentou significativamente” devido à eleição presidencial, disse o departamento.
O FBI também alertou sobre uma declaração falsa escrita “alertando a mídia e os blogueiros contra a publicação de informações sobre violência em seções eleitorais” porque elas “podem provocar um aumento espontâneo de tais incidentes”.
Acompanhe a apuração em tempo real
A CNN Brasil desenvolveu um mapa interativo, no qual é possível acompanhar em tempo em real a apuração em todos os estados dos EUA.
O mapa é alimentado diretamente com dados da matriz da CNN nos Estados Unidos. Nele, é possível ver a contagem de votos e as projeções dos vencedores.
A CNN Brasil também realiza uma supercobertura ao vivo da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas.
O assunto toma as 24 horas do dia da CNN Brasil, por meio de uma supercobertura nos jornais diários, contando especialmente com a grandiosa estrutura da matriz e com tradução simultânea de alta agilidade.
CNN