Notícias da Região | São Pedro do Iguaçu

Segunda-feira, 25 de Março de 2024

Falta de estrutura, superlotação e alimentação precária: mães denunciam problemas no período integral do Colégio Estadual de São Pedro Iguaçu

Pais de alunos do Colégio Estadual de São Pedro Iguaçu procuraram o Correio do Lago na manhã desta segunda-feira (25) para denunciar problemas enfrentados por seus filhos no período integral.

As principais reclamações se concentram na falta de estrutura adequada nas salas de aula, como ventiladores ou ar-condicionado. Segundo as mães, uma rifa foi realizada no ano passado para comprar ar-condicionado, mas o dinheiro e os equipamentos nunca foram entregues.

As salas de aula também são superlotadas, com até 25 alunos em um único ambiente sem ventilação adequada. Isso causa desconforto e até mesmo problemas de saúde, como dores no corpo e problemas de coluna.

Outro problema grave é a falta de professores. As mães relatam que seus filhos são obrigados a ficar na escola mesmo quando não há aulas, pois não há professores disponíveis para atender todas as turmas. 

A qualidade da alimentação também é motivo de preocupação. Os pais relatam que a comida é servida em pouca quantidade e, às vezes, está estragada. No café da manhã, muitas vezes são servidos chá ou água, acompanhados de biscoito água e sal. Durante a tarde, a refeição se repete. As crianças chegam em casa cansados, desanimados e com dores no corpo. Isso afeta o desempenho escolar e o relacionamento familiar.

Os pais já se reuniram com o diretor da escola e fizeram um abaixo-assinado, mas ainda não obtiveram respostas satisfatórias.

Os munícipes pedem providências das autoridades para que os problemas sejam solucionados. Elas não querem acabar com o período integral, mas sim que seus filhos tenham direito a um ambiente de aprendizado seguro e adequado.

A avó de alunos que frequentam o colégio enviou um áudio ao Correio do Lago explicando a situação. Confira clicando no player abaixo:

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Relato 1

Relato 2

Refeição servida aos alunos para passarem o dia. Refeição servida aos alunos para passarem o dia.