Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 29 de Maio de 2025
Fala Sério Fê! Quando a relação com a comida vira um sinal de alerta. Psicóloga fala sobre transtornos alimentares
Transtornos de imagem podem trazer doenças mentais como a anorexia e a bulimia. Na anorexia a pessoa não come até ficar muito abaixo do peso e subnutrida. Já na bulimia a pessoa come, mas provoca o vômito logo depois, por se culpar, normalmente ela está dentro do peso considerado “normal” ou até um pouco acima. Em ambos os casos as pessoas têm distorção de imagem e se veem muito acima do peso.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Depressão, baixa auto-estima, muita cobrança por parte dos familiares para se manter magra são alguns dos motivos que levam as pessoas, especialmente as mulheres jovens, a desenvolverem a distorção de imagem.
É preciso que amigos e familiares se atentem a estes transtornos. Se a pessoa evita locais onde há comida, mastiga muito mas não engole, se preocupa excessivamente com seu peso ou vai vomitar logo depois de comer, precisa encaminhar para atendimento médico, nutricional e fazer terapia para que a pessoa possa se ver de outra forma.
Embora o transtorno de imagem seja mais comum entre jovens, especialmente meninas, eles podem afetar pessoas de todas as idades. Buscar terapia não deve ser visto como sinal de fraqueza, mas sim como um passo importante para o autoconhecimento e a saúde emocional. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.
Saiba mais assistindo ao vídeo acima.
Confira a coluna de Fernanda Rech
Clique aqui para acessar nossa página no Instagram








