Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Fala sério, Fê! Como anda a separação do lixo em Santa Helena e o que podemos fazer para melhorar? Assista entrevista

No programa ‘Fala sério, Fê!’, Fernanda Rech recebeu Alexandro Chaparini nos estúdios do Correio do Lago, para falar sobre o trabalho de coleta e reciclagem de lixo em Santa Helena.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Alexandro trabalha no Departamento de Coleta e Reciclagem de Santa Helena e destacou que um importante trabalho já é realizado no município, sendo necessários apenas alguns ajustes para deixar a coleta mais eficiente.
Ele explicou que o processo de reciclagem começa na separação dos resíduos, que cabe a cada morador realizar e destinar adequadamente o descarte do lixo orgânico, do entulho e do material reciclável e ressaltou que pequenas atitudes, como a separação adequada dos resíduos domésticos e o descarte correto de galhos e materiais de construção, fazem grande diferença no custo e agilidade do processo.
O trabalho dos agentes começa na coleta, que é feita nas casas da cidade e em pontos estratégicos no interior. O material reciclável é levado para a usina, separado por categorias, compactado e vendido para empresas que fazem a reciclagem. A renda dos trabalhadores depende da venda deste material.
Santa Helena não tem mais lixões nem aterros sanitários ativos e uma empresa foi contratada para dar destinação a todo o lixo orgânico coletado. Portanto, separar o lixo reciclável também gera economia para os cofres públicos.
Chaparini destacou que os restos de materiais de construção devem ser colocados em caçambas, que podem ser requisitadas na Secretaria de Infraestrutura do município. Depois as caçambas serão recolhidas e o material destinado corretamente. Galhos de árvores e folhas devem ser separados também, para serem triturados por outra equipe e encaminhados para a compostagem.
E qual a parte que cabe ao cidadão? Separar corretamente o lixo: reciclável, orgânico, resíduos e descartar conforme o calendário de recolha do município. Passe uma água nas embalagens muito sujas, como potes de iogurte, embalagens de carne e leite, para evitar maus odores e proliferação de insetos. Ajude a agilizar o serviço destinando corretamente cada tipo de resíduo, garantindo um futuro melhor a todos nós!
Clique aqui para acessar a coluna:https://correiodolago.com.br/coluna/programa-fala-serio-fe-com-fernanda-rech-entrevistando-alexandro-chaparini/2862/
Clique aqui para acessar nossa página no Instagram