Internacionais | Internacionais

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Ex-presidente chileno Sebastián Piñera terá funeral de Estado; entenda

Gabriel Boric, atual chefe de Estado, decretou três dias de luto nacional; celebração deve acontecer na sexta-feira (9)

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou que será feito um funeral de Estado para Sebastián Piñera, ex-presidente do país sul-americano, que morreu nesta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero.

A cerimônia deve ser realizada nesta sexta-feira (9). Também foram decretados três dias de luto nacional no Chile “para honrar a memória de quem foi eleito presidente em duas oportunidades”.

Anteriormente, a ministra do Interior e Segurança Pública chilena, Carola Tohá Morales, destacou que Piñera receberá “todas as honras e reconhecimentos”.

Além disso, em declaração gravada, Boric ressaltou que conversou com os ex-presidentes Eduardo Frei, Ricardo Lagos e Michele Bachelet, que lamentaram a morte do empresário e farão “todo o possível para comparecer ao funeral”.

O ministro das Relações Exteriores Alberto van Klaveren ficará encarregado do comitê para organizar a celebração.

Morte de Piñera gerou comoção

A morte do ex-presidente Sebastián Piñera gerou comoção de líderes e ex-líderes sul-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lamentaram o fato e enviaram condolências à família.

O acidente aconteceu por volta das 15h, no horário local, e as condições meteorológicas estavam ruins, com chuva.

Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.

O ex-chefe de Estado gostava de pilotar, sendo considerado um “excelente piloto” por um especialista em aviação que o conhecia pessoalmente. Autoridades, entretanto, ainda não confirmaram se era ele, de fato, quem conduzia a aeronave.

O empresário governou o país duas vezes, entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Saiba mais sobre o ex-presidente nesta matéria.

CNN