Notícias da Região | Vem ver, mãe!

Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Ex-morador de Santa Helena compartilha imagens de uma bola de fogo no céu de Goiás: asteroide ou lixo espacial?

André Von Dentz, ex-morador de Santa Helena, enviou ao Correio do Lago alguns vídeos compartilhados em grupos de whatsapp na noite de ontem (14), de ponto luminoso se movendo no céu. Ele relatou que as imagens foram registradas por moradores de Goiás, por volta das 20h.

“Vem ver, mãe!” e “Ele passou ali um pouco menor e aumentou de tamanho” foram algumas das exclamações dos moradores enquanto registravam as imagens, que podem ser assistidas no vídeo acima.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), a “bola de fogo” não era um meteoro nem um fenômeno natural, mas parte de um foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, que se despedaçou ao reentrar na atmosfera terrestre.

“Tanto meteoros quanto objetos espaciais se incendeiam ao entrar na atmosfera em alta velocidade, produzindo luz intensa e, às vezes, som”, explicou o astrônomo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Adriano Leonês, “o atrito com a atmosfera terrestre é o que provoca o rastro de fogo”.

Não há relatos de danos ou impactos causados.