Internacionais | Sanção

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

EUA anunciam sanções a integrantes do Hezbollah por explorarem economia do Líbano

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, por meio de seu Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), anunciou nesta quinta-feira, 7 de novembro, a imposição de novas sanções contra três indivíduos ligados ao Hezbollah. Eles são acusados de participar de um esquema financeiro que facilitou o desvio de dezenas de milhões de dólares do Irã para o grupo terrorista em 2025.

As sanções visam diretamente Ossama Jaber, Jaafar Muhammad Qasir e Samer Kasbar, financeiros que, segundo o Tesouro, supervisionaram a entrada de recursos iranianos.

O Esquema de Financiamento Ilícito
De acordo com o Tesouro, o Hezbollah está explorando a economia libanesa baseada em dinheiro e as casas de câmbio—tanto licenciadas quanto não licenciadas—para mover os fundos iranianos. Esses recursos, que incluem dinheiro gerado através da venda de petróleo iraniano e outras negociações secretas, são canalizados para o Líbano.

O Tesouro afirmou que a Força Quds da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC-QF) transferiu mais de US$ 1 bilhão para o Hezbollah desde janeiro de 2025, a maior parte por meio de casas de câmbio.

Os indivíduos sancionados são acusados de: Apoiar as forças paramilitares do Hezbollah; Reconstruir a infraestrutura terrorista do grupo; Resistir aos esforços do governo libanês para exercer controle soberano sobre seu território.

O Tesouro ainda alerta que a prática de misturar financiamento terrorista com comércio legítimo, ao explorar casas de câmbio e a economia baseada em dinheiro, ameaça a integridade do sistema financeiro libanês.

Declaração Oficial
John K. Hurley, Subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, enfatizou a importância da ação:

“O Líbano tem a oportunidade de ser livre, próspero e seguro, mas isso só será possível se o Hezbollah for completamente desarmado e cortado do financiamento e controle do Irã. Trabalharemos com nossos parceiros libaneses para criar uma economia resiliente que coloque os interesses de todos os cidadãos libaneses em primeiro plano.”

Impacto das Sanções
Como resultado da medida, todos os bens e interesses em propriedade dos indivíduos designados que estejam nos Estados Unidos ou sob controle de pessoas americanas estão bloqueados. Além disso, a ação proíbe transações com esses indivíduos, podendo expor instituições financeiras que se envolvam com eles a sanções secundárias.

A ação do Tesouro busca apoiar o desarmamento do grupo e pressionar o Líbano a lidar com os riscos que as atividades financeiras do Hezbollah representam, especialmente após a crise financeira do país em 2019.

 

Fonte: Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.