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Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Estudante de colégio estadual de Santa Helena é selecionada para representar a UTFPR em premiação nacional

Nahiane Varcelio Gazabini, aluna da 3ª série do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Santa Helena, foi selecionada para representar a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na 21ª Edição da Premiação Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nahiane participa do Programa Institucional de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) no campus Santa Helena da UTFPR desde 2021. No programa, ela desenvolveu pesquisas buscando alternativas para o controle da lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda, uma praga que causa grandes perdas na agricultura. A estudante se dedicou ao estudo de inseticidas botânicos, buscando opções mais sustentáveis e menos danosas ao meio ambiente para o controle da lagarta.

Como forma de reconhecimento por sua dedicação e pelos resultados obtidos em sua pesquisa, Nahiane foi selecionada entre os três melhores projetos do PIBIC-EM em todos os 13 campus da UTFPR. Ela representará a instituição na etapa nacional da premiação do CNPq.

Incentivo à cultura científica

A orientadora de Nahiane, Profª Dra. Dejane S. Alves, ressalta a importância do PIBIC-EM como um programa de fundamental importância social e para o desenvolvimento científico do país. Ela destaca que o contato de estudantes com a cultura científica estimula a curiosidade, o interesse pela vida acadêmica e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro profissional. A professora também destaca a proatividade e a dedicação de Nahiane, que se destacou entre os participantes do programa.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Humberto de A. Castelo Branco e da UTFPR parabeniza Nahiane Varcelio Gazabini, a Profª Dra. Dejane S. Alves e todos os envolvidos na conquista desta importante premiação. O sucesso de Nahiane é um exemplo do potencial dos jovens talentos brasileiros e da importância do investimento em programas de iniciação científica.