Esporte | Perdendo a chance

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Estratégia contra a Lusa dá errado, e São Paulo perde chance de subir no Paulistão

Tricolor poupa diversos titulares de olho no clássico contra o Palmeiras, mas joga mal e sai derrotado (e sob vaias) contra a Portuguesa, no Morumbis
O São Paulo entrou em campo contra a Portuguesa, na última quarta-feira, com inúmeras mudanças no time depois do empate em 1 a 1 com o Corinthians, na rodada anterior do Campeonato Paulista.

A intenção do técnico Hernán Crespo foi preservar os jogadores mais desgastados no início de temporada, depois de três jogos disputados, e escalar quem teria condições físicas de ajudar o São Paulo a vencer a Portuguesa. A estratégia deu errado.

Mesmo com importantes atletas em campo, que já foram titulares no passado recente, como Cédric e Ferreira, a estreia do experiente Dória, a presença de Lucas e Calleri e o fator Morumbis, o São Paulo perdeu por 3 a 2 para o rival, que estava atrás na tabela de classificação do Campeonato Paulista e subiu seis posições.

Mais do São Paulo:
+ Veja todos os lances da partida

No jogo considerado menos difícil da semana, já que tem o clássico contra o Palmeiras pela frente e já tinha enfrentado o Corinthians no domingo, ambos fora de casa, o São Paulo não conseguiu ser dominante.

Mais uma vez, o time comandado pelo técnico Hernán Crespo teve muitas dificuldades para fazer transições da defesa para o ataque. Apostou muito em jogadas pelos lados, muitas vezes individuais, para tentar chegar à área da Portuguesa.

Deu certo algumas vezes, principalmente com Lucca, pela direita, ou com Ferreira arriscando da entrada da área. No segundo tempo, Calleri ainda perdeu um gol inacreditável quase debaixo da trave da Portuguesa, justamente numa bola cruzada.

O São Paulo abusou de jogadas assim. Ia à linha de fundo e cruzava para a área. Calleri aproveitou uma das oportunidades e marcou seu segundo gol - o primeiro havia saído após um belo passe do garoto Pedro Ferreira.

Muito pouco, porém, para o São Paulo, mesmo com alguns reservas em campo. Até porque outros vários titulares entraram no segundo tempo: Tapia, Marcos Antônio, Bobadilla e Luciano. Mas não conseguiram dar conta da Portuguesa.

Agora, o Tricolor tem pela frente mais um clássico, mais uma vez fora de casa, depois de uma derrota no Morumbis. Em 12º lugar na tabela de classificação, com apenas quatro pontos (duas derrotas, uma vitória e um empate), o São Paulo enfrenta o Palmeiras no sábado, às 18h30, na Arena Barueri.

A tendência é de que o Tricolor não conte com Lucas e Calleri, por causa do gramado sintético do estádio. Os dois jogadores tiveram graves lesões no Allianz Parque, que também tem campo sintético, e perderam quase toda a temporada passada.

G1