Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025
Especialista em gestão pública destaca a importância do capital humano e da ética
Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Correio do Lago, o professor, escritor e consultor Claudino Kosteski, com mais de 15 livros publicados, abordou temas cruciais sobre a gestão pública e a política atual. Com 40 anos de experiência, Kosteski enfatizou que, apesar da evolução tecnológica, a essência do trabalho público continua a mesma, com a necessidade de um tripé fundamental para o sucesso: competência, credibilidade e popularidade.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O professor, que já alertava em 2016 sobre o descrédito da classe política, reforça que a campanha política deve ser focada na valorização da imagem do candidato. Competência para entregar o que se promete, credibilidade para gerar confiança e popularidade para compreender as pessoas são pilares essenciais para qualquer líder. "Hoje, mais do que nunca, para ter credibilidade, para vencer uma eleição, para manter o respeito das pessoas na liderança, é fundamental que o líder seja competente", destacou.
Capital humano e o desafio da burocracia
Apesar do avanço da inteligência artificial e da tecnologia, Kosteski defende que o capital humano continua sendo o grande diferencial, tanto no setor público quanto no privado. Ele ressaltou que a qualificação e o bom atendimento são indispensáveis. "Um bom atendimento numa prefeitura, numa câmara, num órgão público, faz a diferença perante as pessoas", afirmou.
O especialista criticou a burocracia e a falta de atenção dos gestores ao material humano, apontando que o administrador deve priorizar a capacitação da equipe, não apenas na parte técnica, mas também na humana. "O material humano precisa ser qualificado, e principalmente tanto na parte técnica da apresentação de serviço, mas também na parte humana de atendimento. Ele é fundamental", enfatizou.
Modernização do serviço público
Questionado sobre a nova geração de servidores, Kosteski se mostrou otimista, mencionando que a qualificação através de concursos públicos e a modernização do serviço público estão melhorando. Ele acredita, no entanto, que o fator humano não pode ser deixado de lado. "Não adianta só um cara ser um excelente técnico e na parte humana deixa a desejar. Tem que ter esse binômio que acompanha a atividade profissional", disse.
Durante a conversa, o professor também elogiou a cidade de Santa Helena, destacando seu progresso, qualidade de vida e a atuação de líderes passados e atuais. Para finalizar, deixou uma mensagem inspiradora sobre a importância de buscar conhecimento e cultivar a ética, usando uma frase de Rubem Alves para reforçar a necessidade de enfrentar o "vazio" da incerteza para poder "voar" e realizar sonhos.








