Notícias da Região | Trabalhar menos

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025

Especialista da Lee Treinamentos revela tripé inovador: Como sensibilidade e senso de urgência maximizam lucros na criação de frangos

Genésio Marino Anton e Sirlei Stuelp discutem a importância da profissionalização a campo e o método inovador que aumenta a produtividade ao incentivar a "observação" e o "senso de urgência" na manutenção de aviários

Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio do Lago, Genésio Marino Anton, CEO da Lee Costela Treinamentos, e sua esposa e sócia, Sirlei Stuelp, detalharam a missão da empresa: devolver ao produtor de frangos o "prazer de criar frangos de corte" através de um método de mentoria focado na capacitação do profissional que atua dentro do aviário.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

A avicultura brasileira, que ocupa o quarto lugar no cenário mundial de produção de frangos, necessita de mercados mais especializados, o que exige maior profissionalização do setor. De acordo com Genésio, que é Técnico em Agropecuária e possui vasta experiência no setor, a chave para o sucesso está na melhoria contínua "a campo", ou seja, na pessoa que trabalha diretamente com as aves.

O Tripé da Produtividade
O nome da empresa, Lee Costela Treinamentos, é uma fusão do apelido de Genésio na época da faculdade ("Costela") com o nome do artista marcial Bruce Lee, que para a empresa, representa a "agilidade e precisão" entregue aos clientes. 

Com base nesses princípios Genésio Anton desenvolveu uma metodologia baseada em um tripé de habilidades que são treinadas nos granjeiros:

Capacidade de Observação: O foco é na mudança de posicionamento e de olhar do profissional para sua própria atividade, baseando-se no princípio de que muitas invenções humanas vieram da observação.

Sensibilidade:de Ensinar o profissional a "sentir o que que o animal sente dentro do aviário".

Senso de Urgência: Gerar a consciência de que o processo de manejo de um frango dura "menos de 1008 horas", ou seja, 42 dias, incentivando a valorização de cada hora de trabalho.

O mentor afirma que, em vez de pedir para os mentorados trabalharem mais, ele os orienta a "trabalhar menos, menos velocidade, e voltados a observar melhor", focando a energia com mais precisão. O especialista garante que é totalmente possível treinar a observação dos colaboradores.

A Importância da mulher na avicultura
Sirlei Stuelp, responsável pela parte administrativa e pelo contato pós-venda da Lee Costela Treinamentos, destacou o papel fundamental da mulher no aviário, que geralmente é um "trabalho familiar". "A importância da mulher participar, tomar as decisões também dentro da granja... é muito importante," afirma Sirlei, ressaltando que a presença feminina, acompanhando as aulas e tirando dúvidas, tem gerado resultados "muito positivos" e que aceleram o sucesso na produção. A empresa oferece acompanhamento de até três lotes (cerca de seis meses) e continua o suporte se o cliente ainda tiver dificuldades, garantindo que "o cliente de vocês... não fica desamparado".

História de expertise: da gestão pública para o aviário
Genésio Marino Anton trouxe para a Lee Costela toda a sua experiência em avicultura — onde foi vencedor por seis vezes do prêmio "Galo de Ouro" da Frangos Macedo por melhor custo de produção — e em gestão pública. Anton foi vice-prefeito e prefeito de São João do Oeste (SC).

Como Secretário de Agricultura, Genésio implementou melhorias genéticas no gado leiteiro que levaram o município a ser reconhecido pelo IBGE como o que mais produz leite por quilômetro quadrado no Brasil, com melhor qualidade. Já como prefeito, ele aplicou "expertises de dentro do aviário" na educação municipal, elevando o índice de alfabetização na idade certa de 63% para 96%, transformando São João do Oeste em campeão nacional na área.

Genésio conclui que todo o conhecimento e know-how obtidos em sua carreira, incluindo viagens internacionais para aprender sobre produção de leite sem antibióticos, foram incorporados à mentoria da Lee Costela. "Tudo que hoje que o produtor de frango, o granjeiro precisa para tirar um resultado bom, ele já tem dentro do aviário," conclui, destacando que a metodologia foca em "tecnologia de processo" e "conhecimento".

Saiba como entrar em contato:

Para adquirir a mentoria da Lee Costela, o contato oficial é (49) 99942-0191. A empresa também estará presente na feira (AveSui-)  em Cascavel, para divulgar seu trabalho.

 

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram