Esporte | Botafogo

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026

Escalação do Botafogo: Léo Linck deve assumir vaga de Neto na estreia na Libertadores

Goleiro está em Potosí desde a semana passada e deve ficar com a titularidade diante do Nacional Potosí

O Botafogo deve contar com Léo Linck como goleiro titular nesta quarta-feira, contra o Nacional Potosí, pelo jogo de ida da segunda fase da Libertadores. Ele está na Bolívia desde a semana passada e deve assumir a vaga de Neto.

Neto foi vaiado no último domingo, no Nilton Santos, na derrota do Botafogo para o Flamengo. A torcida já vaiava o goleiro antes dele falhar no gol da vitória do Flamengo que eliminou o Botafogo do Campeonato Carioca.

Léo Linck deve assumir a vaga de Neto para o jogo desta quarta-feira, contra o Nacional Potosí, mas não por conta da falha do titular. Linck está na Bolívia desde a semana passada, quando viajou com o grupo sub-20. Depois da partida contra o Fluminense, na última quinta-feira, o Botafogo enviou jovens para a Bolívia com o técnico Rodrigo Bellão, do sub-20. A ideia é ter esses atletas adaptados à altitude de 4.000 metros de Potosí.

A delegação principal viajou nesta terça-feira para Sucre, a 2.800 metros de altitude. Na quarta, dia do jogo, eles sobem para Potosí. Antes de deixar o Brasil, Martín Anselmi realizou um último treino com o grupo no Rio de Janeiro.

Nesse treino, o argentino utilizou Arthur Novaes, jovem que entrou na vaga de Danilo contra o Flamengo, e Barrera. O colombiano, contra o Fluminense, jogou de volante e não teve destaque. No domingo, porém, foi melhor ao jogar mais avançado.

Em Potosí, Anselmi não contará com Danilo e Arthur Cabral, que estão fora por "questões médicas", como informou o Botafogo. A vaga do volante pode ficar com Marquinhos, jogador da base que viajou antes para a Bolívia, ou com Wallace Davi, que chegou nesta janela. Arthur Novaes também é cotado para jogar. No lugar de Arthur Cabral, Kadir é um jogador que pode ganhar espaço. Matheus Martins foi titular contra o Flamengo e não teve boa atuação.

Anselmi ainda trabalhará com o elenco na Bolívia para avaliar os jovens e a adaptação do grupo principal na altitude. Mateo Ponte, fora dos últimos dois jogos, não teve lesão grave e está à disposição do treinador.

Provável escalação do Botafogo: Léo Linck; Ponte, Bastos e Barboza; Vitinho, Newton, Marquinhos (Arthur Novaes) e Alex Telles; Barrera (Villalba), Montoro e Kadir (Matheus Martins).

Botafogo e Nacional Potosi enfrentam-se às 21h30 desta quarta-feira pelo jogo de ida da segunda fase da Libertadores. A volta será disputada no Nilton Santos no dia 25.

GE